O SACI

Pula daqui, pula Dalí...

Lá vai o saci.

Não tem gorro na cabeça, não tem cachimbo na boca, nem faz travessuras. Tem apenas uma perna e poderá ser visto em qualquer rua, em qualquer capital de algum estado do “Brasil-encantado”. Sempre pulando daqui, pulando Dalí...

Vive conversando consigo mesmo. Será que perdeu o juízo? Está triste e desprezado nessa estória e, solitariamente, pula daqui, pula Dalí...

Encontra Ali baba que sequer olha pra ele. Ali baba está chateado, muito chateado. Corre o boato de que os quarenta ladrões o abandonaram para concorrerem às próximas eleições.

E segue pulando daqui, pulando Dalí...

A caipora até que parou para falar com ele. Contou-lhe uma porção de coisa do “Brasil-encantado” e até do “Planeta-encantado”. Disse-lhe que tudo ficaria bem, que havia uma outra estória onde tudo lá era divino e maravilhoso. Falou que sua outra perna lhe seria devolvida e que ele ficaria tão belo quanto o príncipe, aquele da estória da bela adormecida. Quem fosse escolhido seria feliz para sempre, mas ele teria que dar dez por cento de sua esmola para ser aceito nessa nova estória. Pura embromação! Eu é que não caio nessa.Essa caipora não tem jeito mesmo.

E ele pula daqui, pula Dalí...

Rapunzel o observa com desdém da janela de seu apartamento. Está com o cabelo bem curtinho. Um corte da moda. Ela não mas precisa das longas tranças para subir seu namorado ao seu quarto quando seus pais não estão em casa. Ele simplesmente usa o elevador.

E lá vai ele pulando daqui, pulando Dalí...

Os sete anões ainda pararam e ficaram olhando para ele de longe. Parecia que estavam com dó dele. Provavelmente por terem algo em comum. Mas a Branca de neve deu a volta só para não cruzar com ele. Sente-se repugnada por ser negro e portador de necessidades especiais.

E pula daqui, pula Dalí...

Encontrou os Três porquinhos, que até zombaram de seu pula-pula. Quem te viu, quem te vê, hein, porquinhos?-Refletiu- Antes moravam em um barraco que se ventasse forte, desabava. Depois que passaram a comer farelo com os amigos da esplanada dos ministério, do senado e da câmara dos deputados, estão morando em uma suntuosa mansão que é até à prova de balas, quanto mais de vento. Ficaram tão gordos, que estão sendo chamados por aí de os três porcões.

E pula daqui, pula Dalí...

João nem o viu quando passou por ele. É que anda muito distraído depois que brigou e se separou de Maria para seguir estória solo. E a bruxa, hein? Quem diria! Está fazendo sucesso na televisão apresentando programas matutino e vespertino, pode?

E ele pula daqui, pula Dalí...

Na esquina quase se esbarra com Chapeuzinho vermelho. Na verdade ela usava um gorro vermelho e preto escrito “MENGÃO”. Mas não estava nem aí para o pobre do saci. Tinha pressa, enganara a vovó e estava indo para o baile funk se encontrar com o lobo mau. Lá pelas tantas ela pergunta ao lobo:

- Pra que esses olhos tão vermelhos?

-É pra te olhar –Responde.

-E pra que essa... tão grande?

-É pra te comer! – Finaliza.

E pula daqui, pula Dalí...

Ele sente falta da Fada madrinha que foi transferida. Se ela estivesse nessa estória, por certo lhe faria aparecer ao menos uma muleta. Porém, sua substituta não faz mágica alguma, usa-a apenas para iludir ou para benefício próprio.

Por isso, ele estará sempre pulando daqui, pulando Dalí...