DIA DO ODONTÓLOGO*

Prof. Antônio de Oliveira**

Partir em busca de um estudo desafiante contribui decisivamente para sua aprendizagem e amadurecimento tendo, como objetivo, uma profissão e,

como meta, sua preparação. Desejo de ganhar a vida, sentimento de ajudar

o próximo numa profissão decente e arrojada. Ao final, partir para o abraço.

Ao agregar conhecimentos e habilidades, a busca do novo aliado ao gostinho da curiosidade e do aprendizado. Depois, muita coisa muda ao longo dos estudos, sobretudo no exercício desgastante da vida profissional. No caso do dentista, com o passar dos anos, quanta água escorre pela cuspideira de um equipo! Rotina amenizada quando realizada com idealismo e solidariedade.

Uma remuneração condigna é parte inerente ao profissionalismo. Profissionalismo significa profissão exercida com competência e honestidade, duas condições básicas que deveriam ser exigidas também dos profissionais da política. Comemora-se o Dia do Político? Da política, é outra coisa...

Não está fácil equipar-se e acompanhar a evolução. No campo da odontologia, por exemplo, quanto progresso! Praticamente tornou-se obsoleta aquela figura clássica de uma pessoa, semblante de dor de dentes, com as mãos apalpando uma toalha por debaixo do queixo e amarrada em cima da cabeça.

Com medidas paralelas e preventivas, como o tratamento de água,

higiene bucal, diminuiu sensivelmente, entre nós, o número de pessoas banguelas ou com dentadura. Dentes hoje são alinhados nos dois sentidos, físico e estético, postos na linha, certinhos, limpos, claros e elegantes.

Prontos para sorrir...

Admito que até hoje não encontrei melhor caracterização da odontologia

do que a de Pio XII:

A odontologia é uma profissão que exige dos que a ela se dedicam:

o senso estético de um artista, a destreza manual de um cirurgião,

os conhecimentos científicos de um médico e a paciência de um monge.

Profissionais odontólogos, cirurgiães-dentistas, vocês laboram nessa nobre vertente da área de saúde, que cuida dos dentes, ocupa-se de sua higiene,

do tratamento e, por meio de recursos profiláticos, evita doenças dentárias.

Portanto, aceitem nosso abraço, no seu dia, 25 de outubro.

Um preito de homenagem e reconhecimento.

Vocês merecem! Quem nunca teve algum problema relativo aos dentes?

Então, um abraço cordial, com hálito puro e um belo sorriso...

***

* 25 de outubro

**Coordenador e Supervisor da Consultoria Acadêmico-Educacional (CAED). Técnico em assuntos educacionais há 30 anos, com experiências no serviço público e na atividade privada. Mestre pela Universidade Gregoriana de Roma. Realizou estágio pedagógico em Sèvres, França. É graduado em Estudos Sociais, Filosofia, Letras, Pedagogia e Teologia. Pesquisador e consultor, presta assessoria, dentre outras instituições, à ABMES, Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior, sendo responsável pela montagem do Anuário de Legislação Atualizada do Ensino Superior. Ministra também cursos de legislação do ensino superior.

aoliveira@caed.inf.br - www.caed.inf.br

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 26/10/2009
Código do texto: T1887450
Classificação de conteúdo: seguro