Crônicas des Sala de Aula: Revolução Francesa e José Sarney, o que isto tem haver?

Enquanto me dirigia para aquela sétima série pensava comigo mesma, como amo lecionar, obviamente existem aqueles dias em que o caos parece imperar sobre todas as salas... mas qual é a missão do mestre se não a de penetrar no caos e dele conseguir extrair algo de bom!

Bem o tema da aula seria Revolução Francesa.

Após passar pelo massacre cotidiano que se instaura após cada término de aula, tipo "professora deixa eu ir ao banheiro, o professor da outra aula não deixou", "professora pra quando mesmo é aquele trabalho que você pediu?" obs: a data da entrega esta afixada no mural, mas nossos adolescentes lá querem saber de murais?

Pois bem, iniciei minha aula questionando se conheciam este nome:

José Sarney, alguns pareciam até saber quem é mas não tinham lá muita certeza.

Expliquei que o tal Sarney, hoje preside o Senado Federal, mas cuidei de traçar a trajetória política desta velha raposa.

Falei sobre o período da Ditadura Militar em nosso país, todas as atrocidades cometidas durante a mesma e ao final conclui com vontade absurda, " sabem o presidente do nosso Senado Federal? pois bem ele é filhotinho da ditadura militar e nossa, esta lá ocupando tal cargo como pode isto?

Pode . claro que pode, afinal o povo brasileiro não conhece nossa história!

Pode aqui abaixo dos trópicos pode sim...

Mas onde esta a Revolução Francesa dentro deste contexto??

Comparei a construção de nossa capital federal á construção do Palácio de Versalhes na França de Luís XVI.

Primeiro, quando Lúis, o rei Sol decidiu que o Palácio de Versalhes seria construído bem longe do clamor das massas, ele sabia o que estava fazendo.

Assim como Juscelino Kubitschek, ora nada mais providêncial do que construrir a sede do governo federal bem longe, lá no Planalto Central.

Então pulando de Juscelino para Sarney, aí que eu queria chegar!

O que Sarney e LuiS XVI tem em comum, apesar de tantos séculos que os separam?

Ora o Absolutismo Despótico!

Sarney assim como Luís XVI é fã assiduo desta forma de exercício do poder, provas não nos faltam, que os digam os famosos contratos de gaveta!

E o que é o Absolutismo Despótico?

Aquela crença de que o "cara" é uma espécie de escolhido por Deus e portanto tudo que decide não pode ser questionado, ele é o "cara".

Insisti para que meus jovens estejam atentos, e que para estarem atentos precisam enxergar a história como um grande amiga, uma aliada em seu cotidiano.

Somente conhecendo as facetas históricas é que se aprende a discernir as mazelas contemporâneas.

Nossa, e quando falei sobre a situação que a França vivia, a realidade dos camponeses, do povo, das massas, trouxe a questão para o nosso presente, aqui mesmo no Brasil.

Pedi para que imaginassem se o povo daqui se enchesse de tanta corrupção, de tantos privilégios e assim como os camponeses franceses exigissem liberdade, fraternidade e igualdade, que toda esta ordem errônea caísse por terra!

Brasília seria invadida por uma multidão, mas claro que cabeças não precisariam rolar, apenas seria suficiente que a Justiça prevalecesse!

Assim terminou mais uma de minhas aulas, insisto em dizer que a história não pode e não deve ser uma disciplina maçante, chata fora da realidade em que estamos inseridos, viva a história!

E vai aqui uma reclamação, hoje em nossas escolas, a disciplina de história é reduzida, isto é um ultraje, seriam necessárias muitas e muitas aulas desta disciplina para conscientizar nossos jovens, mas quem diz que isto interessa ao governo?

Ao contrário quanto mais alienado for um povo, menos terá consciência de seus direitos básicos!

Mas eu não me calo, eu não!

Afinal a Ditadura Militar já acabou, Lula sabe disto, afinal lutou contra ela, será que lembra disto?

Julia Lopes Ramos
Enviado por Julia Lopes Ramos em 11/10/2009
Código do texto: T1860378