UM CAVALO PRA VENDER

UM CAVALO PRA VENDER

ESTA PEQUENA CRÕNICA, APESAR DE UM TANTO PROSÁICA, É VERÍDICA, ACREDITE SE QUISER...

AOS 10 OU 12 ANOS DA MINHA FELIZ E DESPREOCUPADA INFÃNCIA OU PRÉ ADOLESCÊNCIA COMO PREFERIR... NO BAIRRO DO BARATA, NO SUBÚRBIO DE REALENGO,RIO DE JANEIRO. (LONGE CAPACETE) ANDAVA LIVRE PELAS RUAS DO BAIRRO, JUNTO COM OS OUTROS MOLEQUES DA MINHA IDADE.

FOI NUMA DESSAS QUE ACONTECEU A HISTÓRIA. .

EU E A MOLECADA, ESTÁVAMOS EXERCENDO A NOBRE FUNÇÃO DE ROUBAR FRUTAS NOS SÍTIOS VIZINHOS, PESCAR NO RIO ,AINDA HAVIA PEIXES NOS RIOS, E FALAR SACANAGEM PRAS GAROTAS MAIS VELHAS, POR SÍMPLES VINGANÇA, ELAS NÃO DAVAM CONFIANÇA PRA NÓS, - OS PIRRALHOS.

ENQUANTO OS OUTROS MOLEQUES ESTAVAM OCUPADOS, JOGANDO PEDRA NUM PÉ DE JAMELÃO , EU ATRAVESSEI A RUA E FUI COMPRAR UM DOCE NO ARMAZEM EM FRENTE.

OS VELHOS ARMAZENS TINHAM UM BALCÃO DE MADEIRA ENCARDIDA E ENCEBADA PELOS BRAÇOS E COTOVELOS DOS FREGUEZES. NUMA DAS PONTAS DO BALCÃO, SEMPRE HAVIA

UMA PARTE UM POUCO MAIS LIMPA E MAIS ALTA REVESTIDA COM

MÁRMORE, QUE ELES CHAMAVAM DE COPA, E ERA ALÍ QUE OS HOMENS BEBIAM E FALAVAM DE POLÍTICA E FUTEBOL, ERA ALI TAMBÉM QUE FICAVA O CARROCEL DE VIDRO COM DOCES E BALAS.

.FIQUEI ALÍ ESPERANDO SER ATENDIDO E OUVINDO A CONVERSA DOS MAIS VELHOS.

A CONVERSA ERA POLÍTICA.

UM GORDO DE BIGODINHO, GABAVA AS QUALIDADES DE CERTO CANDIDATO, ENQUANTO UM OUTRO ARGUMENTAVA QUE ESTE NÃO TINHA EXPERIÊNCIA, NEM CONHECIMENTO DOS GRAVES PROBLEMAS NACIONAIS..

MAS, PELO MENOS ELE É HONESTO, RETRUCOU O DO BIGODINHO...

.FOI QUANDO, UM MAIS VELHO, COM CARA DE RAPOSA E UM OLHAR MAROTO MANDOU ESSA:

TODO MUNDO É HONESTO, ATÉ O DIA EM QUE ELE TEM UM CAVALO PRA VENDER.

NÃO ENTENDÍ BEM A PERUADA, PEGUEI MEU DOCE, E FUI EMBORA.

ANOS DEPOIS, UNS 10 TALVEZ, JA NÃO MORAVA MAIS EM REALENGO, MENOS INOCENTE, E MENOS FELIZ, ESTAVA À TOA NO PORTÃO DE CASA, FUMANDO UM CIGARRO E OBSERVANDO O MEU VIZINHO- LACERDISTA, UDENISTA, PROCAPITALISTA, MORALISTA ANTICOMUNISTA,E AGUERRIDO DEFENSOR DA MORAL E BONS COSTUMES, ODIAVA A BOSSA NOVA E A MINI SAIA. -

SE ESFORÇAVA PARA COBRIR COM PLASTIQUE OS BURACOS DE UM VELHO GORDINI, QUE NÃO TINHA MAIS ONDE TER FERRÚGEM..QUANDO NOTOU A MINHA PRESENÇA, SORRIU E ME COMPRIMENTOU.

O QUE ME DEU A OUSADIA PRA DAR UM PITACO.:

- SEU AMARAL! .ESTÁ CLARO QUE O SEU NOME NÃO ERA ESSE, É QUE EU CHAMO TODO CARA REACIONÁRIO DE AMARAL... ESSE TRABALHO VAI SER PERDIDO, DENTRO DE DOIS OU TRES MESES, ESTA MASSA VAI CAIR E VAI FICAR AINDA PIOR DO QUE ESTAVA... - FAZ MAL NÃO, RESPONDEU, ESTOU PREPARANDO ESTE CARRO SÓ PRA MAQUEAR E PASSAR PRA FRENTE... O PRÓXIMO DONO QUE SE VIRE...

NAQUELE MOMENTO, LEMBREI E ENTENDÍ A FRASE DO

VELHO CARA DE RAPOSA...

AQUELE HOMEM TÃO HONESTO, ÍNTEGRO E DIGNO DEFENSOR DA ÉTICA, E DOS PRINCÍPIOS CRISTÃOS, AFINAL,TINHA UM CAVALO PRA VENDER....

SÃO. BETO.