No Banco

Ontem saí às pressas para eliminar algumas pendências e corria contra o tempo para resolvê-los todos num tempo já considerado curto. Sabendo que alguns dos locais por onde passaria não aceitariam o cartão bancário, já que só operavam com dinheiro vivo, passei primeiro no caixa eletrônico para sacar algum. Qual não foi minha surpresa ao descobrir que meu cartão da Chave de Segurança havia sido simplesmente cancelado...

Como o Banco estava aberto (ainda bem, já pensou se fosse em horário fora do expediente?), entrei para me informar a respeito. A fila do caixa estava repleta e, como pensei tratar-se de rotina administrativa e não havia balcão de informações, entrei na fila de DIVERSOS onde fui atendido em 10 minutos.

Tempo suficiente para perceber na minha frente uma senhora bem velhinha, cabelos completamente brancos e que nenhum atendente se deu ao trabalho de chamar. Fui informado, depois, que o Banco havia encaminhado à minha casa um novo cartão em substituição àquele que fora cancelado. Só que este cartão até hoje não chegou...

Antes disso, sempre que eu fazia saque via a msg perguntando se o havia recebido e eu sempre apertava a tecla NÃO. A troca, portanto, não era novidade para mim. O que eu não entendia era porque procederam ao cancelamento do cartão em uso se o novo ainda não chegara às minhas mãos. O atendente me disse que houve falha no sistema e essas informações não foram computadas, que os Correios estavam em greve e que isso não havia sido previsto... E, questionado, afirmou que não perceberam a velhinha na fila...

Saindo daquele balcão fui à outra fila maior já prevendo no mínimo meia hora ali. Demorou exatamente 50 minutos cravados... A Lei diz que o tempo de permanência numa fila bancária não deve ultrapassar 30 minutos em dias normais e 45 nos que antecedem feriado... Refleti, então, que não havia ali sistema de senhas para registrar o momento de entrada e do atendimento - percebi, naquele instante, uma falha na Lei. Como cobrar direitos onde não se pode produzir provas?...

Como eu não tinha nada melhor para fazer ali fiquei observando os seguranças da agência preocupados com os clientes que entravam, praticando todo tipo de constrangimento possível... Enquanto isso percebi pessoas paradas fora das filas, observando os que sacavam nos caixas eletrônicos e, de vez em quando, fazendo uso do celular...

Precisei cancelar alguns compromissos - uma hora perdida é algo que não se recupera... mas vi coisas que de outra forma não veria. Pena que isso não mude em nada o que acontece por aí todos os dias...

Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 09/10/2009
Reeditado em 09/10/2009
Código do texto: T1856566
Classificação de conteúdo: seguro