AURÉLIO

A U R É L I O

090.400

A voz popular consagrou o termo Aurélio como sinônimo de dicionário. Por sua vez, conforme registra um próprio (Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, 2a edição, de 1986, revista e aumentada, Editora Nova Fronteira), essa palavra, um substantivo masculino vindo do latim medieval dictionariu, quer dizer: 1.Conjunto de vocábulos duma língua ou de termos próprios duma ciência ou arte, dispostos, em geral, alfabeticamente, e com o respectivo significado, ou a sua versão em outra língua. 2.Obra ou livro que os consigna. [Sinônimo, nesta acepção: pai-dos-burros.] 3.Exemplar de uma dessas obras. 4.Dicionário vivo ... (e prossegue com outros significados, agora adjetivados).

Já cumprindo a sua missão anteriormente declinada, um outro, o Dicionário Etimológico de Nomes e Sobrenomes (do Professor Rosário Farâni Mansur Guérios, 3a edição, de 1981, revista e aumentada, Editora Ave Maria Ltda.), registra que: Aurélio, em latim Aurelius, deriva-se de aurum: “ouro” ou “o áureo, o dourado”, mas, em verdade, baseia-se no etrusco úsil, “sol” (primitivamente Auseli).

Até aqui, a voz popular e dois dicionários fizeram o nome Aurélio passear por vários caminhos. Entretanto, em cada qual deles sempre está presente a idéia de riqueza: palavra, livro, ouro, sol ... De qualquer forma, algo de refulgência contínua! Alerta: havendo descuido, haverá um descaminho!

“...

O ouro, de perfil blasônico e xântico,

resplandece indolente e curto cântico:

a ruptura integral deste fugaz templo,

com olhos dulcíficos, pio, contemplo! “

(In J. Francisco V., Analogias Simétricas,

Hexastilo Heteróclito, 1998)

As palavras da quadra supra captam uma forma de adoração àquele nobre metal que, não raras vezes, pode estar distorcida a ponto de merecer contemplação.

O que provoca esta estranha adoração?

Será porque “Cada falanstério tem um paracleto que conduz intimoratos opífices a alçarem opíparos sustentáculos em torno de reverberante flâmula.” (ibidem)?

Aurélio, tu sabes a resposta porque moras essencialmente no cerne de uma cidade que tem teu puro e afetivo cognome: Cidade-coração.