Salários altos

Dia desses assisti na televisão Anhanguera, uma reportagem sobre os maiores salários de prefeitos e vereadores do Estado de Goiás. Cidades como Minaçu, Porangatu e Niquelândia onde esses salários chegam a 21 mil reais, ultrapassando a remuneração de governadores e do presidente da República.

Acho uma disparidade e até uma aberração. Mas são amparados, pois existe uma lei que baseia esses salários na renda do município. Ou seja, quanto mais se arrecada maiores são os salários desses afortunados.

Os altos salários não são só de prefeitos e vereadores. Há um efeito cascata que atinge todos os cargos de confiança, como os de secretários e diretores. Mas os funcionários efetivos do baixo escalão, com certeza são sacrificados ou não recebem em dia. A riqueza também não é distribuída para a cidade em formas de obras.

Já morei em uma dessas cidades e senti a falta de infra-estrutura, como falta de aterro sanitário, de tratamento de esgoto e saúde pública precária. E quantos prefeitos são cassados por mau uso do dinheiro público e por improbidade administrativa?

Alguém entrevistado disse que para mudar esse quadro só uma lei federal, que é um processo demorado e que tem de passar pelo Congresso Nacional. É complicado, pois as próprias leis privilegiam certas classes. Na minha opinião os salários de prefeitos e vereadores deveriam ser equiparados e unificados em todo o país.

(publicado no blog: http://alonso.pimentel.zip.net, em 09-12-2008)

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 29/09/2009
Reeditado em 21/09/2010
Código do texto: T1839044
Classificação de conteúdo: seguro