DIA DA SECRETÁRIA

Prof. Antônio de Oliveira*

A função existe desde os chamados escribas, nas mais antigas civilizações.

O termo provém do latim, secretarius, sugerindo a idéia de pessoa capaz de guardar segredo (secretum), cuja etimologia define uma pessoa a quem são confiados os segredos e confidências de um chefe. Inclusive, o vocábulo pode representar uma mesa, acepção bem comum antigamente, onde se escreve e onde se guardam documentos importantes, como em Contos Fora da Moda, de Artur Azevedo: "Braga Lopes apontou para uma carta aberta sobre a secretária de pau-rosa." Atualmente funciona também uma tal de secretária eletrônica. Uso aqui uma tal de propósito, pois o progresso, em inúmeras situações do dia a dia, despersonalizou o atendimento. Disque 1, disque 2, disque 3... Esse aparelho eletrônico, acoplado ao telefone, destina-se a gravar e a transmitir mensagens quando o destinatário do telefone está ausente ou impedido de atender. Existe também uma intenção tácita de, em muitos casos, eximirem-se a empresa ou órgão público de responsabilidades. Curioso é que, para oferecer um produto, a comunicação se faz de maneira personalizada. Para cancelar ou mesmo reclamar... é outra história. No primeiro caso, gente; no segundo, voz anônima. Além disso, não adianta xingar a máquina, aparelho frio e insensível.

O cargo é, pois,de confiança, mas o secretário, sobretudo secretária hoje em dia, é também um profissional que há de dominar conhecimentos específicos a fim de bem desempenhar suas tarefas. Algumas secretárias são bilíngües, poliglotas. É nas mãos da secretária que se materializam a agenda do chefe e o processo do alto expediente da empresa, escritório, consultório, enfim. Em alguns casos, essa profissional é também recepcionista, intérprete, digitadora, acumulando várias funções de “factótum, pau-para-toda-obra, secretário particular...” (Graciliano Ramos, Linhas Tortas)

Dia 30 de setembro é o Dia da Secretária. Nesse dia, vale lembrar dois tipos de constrangimento que ocorrem com freqüência: assédio do patrão e xingamento dos interessados em solucionar seu problema, cuja solução nem sempre está ao alcance da secretária.

Feliz Dia da Secretária. Dia de receber mimos e rosas, rosas que são um mimo da natureza. Dia de reconhecer o valor de pessoas que devem filtrar o processo de comunicação, sem bajulações nem agressões. Dia de reconhecer o valor de mais uma categoria de profissionais. Dia de o patrão sentar-se à mesa da secretária, substituindo-a e sentindo como nem sempre é fácil exercer essa função. Dia de tomar consciência, como se diz na gíria, dos pepinos e abacaxis cuidadosamente arquivados temporariamente nas gavetas de uma outra ‘secretária’, a sua mesa de trabalho.

– Secretária, você não sabia que eu queria essa encomenda para ontem?!...

Trate de arrumar. Vire-se...

Prezado patrão, é hora de dar tréguas à sua Secretária.

Relaxe. Hoje é o dia dela.

*Coordenador e Supervisor da Consultoria Acadêmico-Educacional (CAED). Técnico em assuntos educacionais há 30 anos, com experiências no serviço público e na atividade privada. Mestre pela Universidade Gregoriana de Roma. Realizou estágio pedagógico em Sèvres, França. É graduado em Estudos Sociais, Filosofia, Letras, Pedagogia e Teologia. Pesquisador e consultor, presta assessoria, dentre outras instituições, à ABMES, Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior, sendo responsável pela montagem do Anuário de Legislação Atualizada do Ensino Superior. Ministra também cursos de legislação do ensino superior.

aoliveira@caed.inf.br - www.caed.inf.br

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 29/09/2009
Reeditado em 15/10/2009
Código do texto: T1838634
Classificação de conteúdo: seguro