A ORDEM DOS TRATORES ALTERA O VIADUTO

A ORDEM DOS TRATORES ALTERA O VIADUTO

250.202

A matemática enuncia: “A ordem dos fatores não altera o produto”.

E este canto tranqüilo anuncia o título deste minúsculo escrito: “A ordem dos tratores altera o viaduto.”.

Difícil de acreditar, mas é verdadeiro esse título.

Senão, vejamos.

Se o viaduto for de mão-única e se os tratores trafegarem em sentido inverso ao fluxo de veículos, então já estará armada a confusão no trânsito local sobre o viaduto!

Se o viaduto apresentar mão-dupla, com os tratores trafegando em ambos os dois sentidos, ninguém ousará ultrapassagens (aliás, é proibida a ultrapassagem em viadutos e pontes onde esteja presente a mão-dupla!).

Se, por outra razão, o viaduto apresentar mão-dupla, com os tratores estando estacionados em uma das mãos (tratores estacionados significam serviço a ser realizado, ou em realização, sobre seu tabuleiro ou sobre suas plataformas de acesso), só haverá uma mão de movimento ou, então, em ambas as duas, ficando uma delas com movimento prejudicado parcialmente.

Por estarem sendo escritas sentenças aparentemente óbvias, tem-se a nítida impressão de se estar perante a mais pura “encheção de lingüiça”. Você, que está lendo este escrito, esteja certo de que se trata, de fato, só de uma leve impressão, mesmo!

Analise friamente: - Por quê haveria alguém de querer demonstrar, ainda que não de formas completa e irretorquível, que “A ordem dos tratores altera o viaduto”?

A resposta é deveras fácil: - São raros aqueles que tentam provar o contrário de sentenças matemáticas, tal e qual “A ordem dos fatores não altera o produto”! Ou, então, uma outra, relativa ao triângulo que contém um ângulo reto (90o): A soma dos quadrados de cada cateto (b e c) é igual ao quadrado da hipotenusa (a) [enunciado do imortal Teorema de Pitágoras (TdP), ou seja, ( b2 + c2 = a2)] – para os afeiçoados à matemática, o enunciado do TdP é mais sucinto ainda para o triângulo retângulo: O quadrado da hiponetusa é igual a soma dos quadrados dos catetos!

Como se tem uma sentença não-matemática, se se disser o contrário – “A ordem dos tratores não altera o viaduto”-, esta mesma sentença estará validada, também. Ou seja, basta que haja ordem no estacionamento de tratores sobre o viaduto – isto é, cada metade da frota devidamente estacionada em cada respectivo sentido de direção – e o tabuleiro do viaduto estará em devido equilíbrio, oferecendo condições de tráfego similar à circulação normal, ainda que em volume de trânsito minorado.

Assim, mesmo faltando alguns retoques de acabamento, as sentenças chaves – a afirmativa e a respectiva negativa – foram passivas de demonstração quanto a sua validade.

CQD (Como Queríamos Demonstrar!)