PLÁSTICA NEM PENSAR

Viver é fácil, difícil é lidar com a burocracia. Somos herdeiros das ordenações do Reino português: afonsinas, manuelinas e filipinas, desde o descobrimento. Pesa.

Como já narrei, tive de alterar o nome para obter cidadania portuguesa, que ainda está em processo: já sou nacional português, mas aguardo pacientemente o bilhete de identidade, o título de eleitor e o passaporte, coisas pro ano vindouro. Foi uma luta titânica em cartórios, tabelionatos, foro e consulado, durante mais de ano. Agora, tudo aparentemente resolvido, depois de registros e averbações, com nova identidade expedida, devo fazer a conversão da minha separação judicial de vinte anos em divórcio. O que acontece? Novos registros e averbações por toda parte, pois muda a qualificação civil. Fosse apenas isso, talvez nem rendesse uma crônica, mas o fato de ser divorciado deverá futuramente levar-me a novo casamento, porque há pouco mais de ano celebrei união estável.

E então? Novos registros, mais averbações e uma montanha de pequenas providências burocráticas. Há uma fase da vida em que os fatos inevitavelmente se atropelam.

Talvez as autoridades pensem que eu esteja promovendo manobra diversionista para fugir a alguma incidência legal. Entenderia.

Imaginem se não fosse advogado e não aceitasse bater pernas pela cidade, com sol, frio ou chuva.

Mas tudo isto ainda é pouco, porque vou mudar de endereço até o final do ano. O bicho vai pegar: é praticamente impossível sincronizar tantas modificações para efeitos de papelada e, como vocês sabem, o papel é tudo na sociedade contemporânea. Cansa só de pensar na quantidade de alterações cadastrais pela frente.

Os impressionistas diziam que “a forma é o conteúdo aparecendo”, portanto, posso falar em crise de identidade que não estarei exagerando. Estou me tornando outra pessoa, aos pouquinhos. Ainda que a nova vida não possa ser tão longa quanto a que vivi, que me reserve tempo para justificar o esforço de repaginação. Prometo, depois, tentar melhoria estética, mas se fizer plástica, vou preso.