Ricos e pobres

O mundo contemporâneo divide as pessoas em classes sociais, como baixa, média, média alta e alta. As classes sociais dividem as pessoas ainda mais... Há pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza. São pessoas que não têm um emprego fixo, que vivem fazendo bicos, que moram em favelas ou em invasões, e que pelejam pela sobrevivência. E há os que lutam por um status cada vez melhor, que são os ricos e bem sucedidos

Ser pobre não é um defeito. O defeito é a pessoa não se conformar com a pobreza, e começar a furtar e a praticar outros crimes. Quem vive o tempo todo na pobreza, são pessoas acomodadas que não têm interesses em prosseguir nos estudos e nem de batalhar por um emprego decente. A vida não é fácil para ninguém. A maioria das pessoas bem sucedidas já foi pobre um dia. Quem é pobre tem que lutar para sair da pobreza com dignidade; porque a pobreza envergonha a todos nós. E ser rico é tão bom; é unir o útil ao agradável.

A pobreza é uma escola por onde todos deveriam passar, pois é onde se aprende a ser humilde, a dar valor na vida e a compreender o mundo. Mas a pobreza é um risco de malefícios para a sociedade. Por isso não devemos dar cestas básicas para os pobres, nem esmolas para os pedintes. Devemos sim ajudar as pessoas que não têm condições com estímulos, amor e carinhos. E os Governos com investimentos sociais, trabalho e previdência. Enfim, devemos acabar com as causas da pobreza e não com as suas consequências, que é uma praga maior.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 22/09/2009
Reeditado em 26/01/2011
Código do texto: T1824346
Classificação de conteúdo: seguro