PRIMAVERA

PRIMAVERA

092.001

No dia 22 de setembro último iniciou-se a Primavera, a estação das flores, como é mais conhecida, e sempre lembrada, principalmente nas Escolas. Nestas, o objetivo é, desde muito cedo, despertar nas crianças o amor à Natureza, vista na forma de cores que enfeitam os ambientes e na forma de árvores cujo verde significa um dos meios mais possantes e naturais de facilitar a pureza do ar que respiramos.

Alguém exclamar que já viveu tantas primaveras, ao referir-se a sua idade, é outra clara manifestação da importância que esta estação tem para as pessoas, pois que flores, cores, natureza em pleno vigor de vida, fortalecem as esperanças dos homens.

Se na criança brota aquela estima, aos adultos compete zelar para que as Primaveras vindouras sejam cada vez mais repletas de aspectos que enalteçam o brilho vital contido em cada momento primaveril.

Uma rua arborizada valoriza o seu visual e ameniza a imagem áspera produzida pelo asfalto ou até mesmo torna-se uma via de temperatura mais agradável em razão das sombras formadas pelas árvores.

Numa praça em que predominem árvores, de variadas espécies e tamanhos, não faltarão flores que a embelezem, que a tornem um lugar convidativo para se apreciar os dons que a Natureza oferece. Disto sabem os pássaros que a freqüentam, buscando pouso para repouso, buscando espaço para mais próximos ficarem de seu mundo, a Natureza, que os acolhe com carinho maternal.

Residências onde haja jardins e quintais com árvores frutíferas e ornamentais são outros lugares que recebem as influências primaveris, dando-lhes maior colorido e aconchego.

Sem dúvida, existem mais locais numa cidade onde a Primavera pode se instalar e se mostrar em toda a sua exuberância.

Os campos, por sua vez, comportam também todos os resultados desta estação. Pequenas matas, árvores plantadas para reflorestamento, as próprias florestas. Entretanto, de todas as formas, sempre é necessário que o homem, nas cidades ou nos campos, jamais deixe de praticar seu amor, dispensar seu suor a esses recantos para que não sejam agredidos, às vezes até impiedosamente, como se esses componentes da Natureza, as plantas, somente sirvam a interesses impróprios, com conseqüências destrutivas ou, em extremos, devastadoras.

Áreas verdes representam vida!

E a maravilha que envolve uma flor tem o poder de sensibilizar o coração, porém é preciso tê-la admirado, ao menos por uma vez em uma de suas primaveras, para realmente sentir esse poder.

Embora ainda existam as insensíveis, o número de pessoas que percebem o valor do verde tem crescido de maneira considerável, tornando-se, inclusive, suas defensoras, pois compreenderam que o verde é um manancial de cores e, essencialmente, de vida, que afasta e até elimina perigos, provenientes de desequilíbrios os quais mãos humanas descomedidas têm provocado.

Talvez seja por essa razão que o Inverno, estação do frio, que poucas inspirações provoca, suceda-se imediatamente pela Primavera, estação das flores, que muitas inspirações faz germinar nos corações e nas atitudes!

Com sinceridade, é impossível resistir aos encantos emanados de uma flor, aberta, receptiva e pronta a ornamentar desde os mais singelos vasos até a coroar as mais refulgentes e floridas ações e tarefas em busca de felicidade e de evolução, aspirações constantes no interior de cada um de nós, seres humanos.