ESPERAR FAZER-SE OU FAZER, EIS A QUESTÃO

ESPERAR FAZER-SE OU FAZER, EIS A QUESTÃO!

070.199

Tudo o que tiver de ser feito, feito será.

Trata-se tão-somente de uma questão de Tempo. E de Energia.

Nada que pareça fazer-se de forma espontânea é assim.

Se há uma longa fila no Banco é porque há muitas pessoas, há poucos caixas funcionando ou ambos?

Possivelmente nenhuma das três respostas.

Se, durante as cinco horas em que fica aberto ao Público, os clientes fossem ao Banco em minutos diferentes, as filas seriam bem menores ou nem tantos caixas seriam necessários ou ambos ao mesmo tempo.

Então, por quê as filas, geralmente longas?

Porque cada um quer ser o primeiro a ser atendido para ter todo o resto do dia a sua disposição.

Todavia, apenas uma pessoa poderá ser a primeira ou, então, quando chegar a sua vez, ela passará a ser a primeira, mais exatamente a primeira depois da trigésima.

Quanto tempo perdido para ter-se tempo!

Considerando que cinco horas representam trezentos minutos, que há três caixas operando no atendimento, que cada cliente seja atendido em um minuto (porque se preparou para chegar ao caixa, seja preenchendo documentos ou informando-se antes de entrar na fila), novecentas pessoas podem ser atendidas durante o período de 18.000 segundos (ou seja as mesmas cinco horas, transformadas em outra unidade de tempo, já que cada segundo da vida é de suma importância!).

Estas contas significam que, aproximadamente, 10% da população douradense pode ir ao Banco diariamente!

Se forem feitas as considerações de que metade da população é cliente, que a outra não o é, por não ser mesmo (crianças ou pessoas sem vínculos bancários), que cada mês tem, em média, vinte dias úteis, que sempre há, no mínimo, os três atendentes, então se tem o total de 18.000 minutos mensais para atendimento.

Um cliente satisfeito por minuto significa que há quatro oportunidades para cada um, ou seja, é possível ir-se ao Banco uma vez por semana encarar a curta fila de ser o primeiro e último cliente nesse minuto.

Então, de novo, por quê as filas persistem?

Porque há os que gostam de fazer hora, há os que gostam de fazer-se expeditos e, com muita certeza, há a turma dos que nem estão lá nem cá.

Enfim, se agora estiver chovendo é porque antes a água se evaporou e se condensou em seguida, ocorrendo ambos os estados pela ação da Energia Solar, ou seja, primeiro através do fenômeno da evaporação e depois pelo fenômeno da frente fria deslocando-se contra a nuvem que continha as gotículas de água.

Sem Energia a fila cresce! E perde-se o Tempo!

Tempo é dinheiro ou Tempo é Energia? Ou Tempo é Vida?

Ou, por outra pergunta: Aproximadamente há quantos habitantes em nosso Município?