Carta para uma irmã

Goiânia, 29/08/2009

Minha querida,

Olá minha irmã Deuzeli, como estão as coisas por aí em Lérida, Espanha. Sabe-se que a crise econômica mundial chegou por aí também, que as indústrias estão demitindo, e que o comércio não está contratando; e que há muitos desempregados, sendo que os estrangeiros são os mais prejudicados, pois a maioria vive ilegalmente.

É sabido que a Espanha é um dos países mais prejudicados pela crise mundial, com maior índice de desemprego e menor índice de crescimento. Na construção há muitas obras paradas. Muitos ex-operários estão voltando aos seus países de origem. A recessão também chegou ao campo; muitos produtores diminuíram a produção. Os preços estão caindo, e as pessoas não estão comprando, pela escassez de dinheiro, é claro.

Ainda bem minha irmã, que você está empregada e vive aí legalmente. Você é muito dedicada, e para você não falta emprego. Aqui no Brasil, desde pequena você já gostava de trabalhar. O seu sonho de ganhar dinheiro e investir aqui no Brasil será realidade, com certeza. Você merece!

Eu estou morando na minha nova casa, que é mais espaçosa. Montei o meu escritório, onde fico mais a vontade para ler e escrever; estou aumentando a minha biblioteca. Continuo só, sem uma companheira. Pela minha meia-idade, está difícil arrumar uma mulher conveniente, isto é, sem uma separação complicada e filhos problemáticos. Mas eu tenho esperança de encontrar alguém compatível. Os outros nossos irmãos estão bem.

O nosso irmão Vilmar me ligou dizendo que está desempregado, que não está conseguindo arrumar emprego e que quer voltar para o Brasil. Ele ainda me disse que durante esses 03 anos que está aí na Espanha não conseguir juntar dinheiro, e que não tem o dinheiro nem de pagar a passagem de volta para o Brasil.

Ó minha irmã Deuzeli, fala para o nosso irmão Vilmar vir embora para o Brasil, que aqui será melhor para ele. Aqui ele tem o apoio de mais amigos e parentes. Fala para ele que eu estou disposto a dar-lhe apoio no que ele precisar, e que arrumarei o dinheiro da passagem para ele vir embora. E você também não demore a vir embora para o Brasil, para ficar perto de seus parentes. E você ainda ama tanto a sua terra natal. No mais, fique com Deus.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 16/09/2009
Reeditado em 26/01/2011
Código do texto: T1813353
Classificação de conteúdo: seguro