DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Prof. Antônio de Oliveira*

Diferentemente do atletismo, de caráter competitivo e frequentemente profissionalizado, a educação física consiste num processo pedagógico que visa à qualidade de vida de todas as pessoas, indistintamente. Embora denominada física, o que se busca é a sintonia entre mente e corpo. Por isso, em algumas quadras, de esportes ou de piscinas, costuma vir gravada a frase “mens sana in corpore sano”, mente sã num corpo sadio. Esse modelo, considerado atual, já fora defendido, em As Sátiras, pelo célebre poeta latino Juvenal, que permanentemente, que nem um vento forte, fustigava as diversas formas de abuso e de imoralidade praticadas em sua época.

Vivesse Juvenal hoje, no Brasil, zurziria com vara curta, com rigor e com vigor, a classe dos políticos, a começar pelo senado, que de varões provectos e honestos anda carente. Ou melhor, ou pior, carentes andamos nós, brasileiros, pois os políticos desfrutam imunidade, mordomia e elevados ganhos, e sem falarem, é claro, ou melhor, não é claro, dos próprios desmandos.

O nome completo de Juvenal, em latim, era Decimus Iunius Iuvenalis e viveu do fim do primeiro século ao começo do século segundo. Essa distância no tempo mostra, mais uma vez, que, no tocante ao ser humano, cujo lado desumano Juvenal verberava, quase nada mudou. Haja vista, também nos nossos dias, o ambiente de violência, corrupção, discriminações.

O incentivo à atividade física, associada a uma mente sã, contribuiria, sim, para coibir, pela educação, pelo menos algumas formas de marginalidade e ociosidade de nossa época, e em nosso meio, e para refrear os efeitos da delinquência juvenil. O esporte tem se mostrado excelente meio de prevenção e recuperação de crianças e adolescentes de rua, dentre outros.

Malhado, moldado e sarado em consequência de ginástica e exercícios regulares, um corpo são numa mente sadia é ainda binômio de qualidade de vida, autoestima e respeito à própria vida e ao Autor da vida.

Além disso, cingindo-nos ao modelo greco-romano inspirador constante de maratonas e olimpíadas, a atividade física seria o exercício ginástico, sob a designação de calistenia, para beleza, boa forma e retidão de conduta. Ainda em grego, a expressão para designar um ‘homem de bem’ associa beleza (aspecto físico) e honestidade (aspecto moral), belo e bom, por oposição a feio e manchado de corrupção, vícios e dependências.

Assim é que nu artístico é a arte de representar pessoas desnudas, salientando formas femininas e masculinas na pintura, na escultura, nas artes plásticas.

De um ponto de vista bem prático, quem não encontra tempo para praticar exercícios físicos há de encontrar tempo para ficar doente ou envelhecer precocemente, uma vez que a atividade física, embora sempre desafiante, funciona igualmente como profilaxia e terapia.

Nomes de piscina como Pingo d’Água podem significar um pingo de saúde cada vez que nela adentramos. E, de gota em gota...

*Coordenador e Supervisor da Consultoria Acadêmico-Educacional (CAED). Técnico em assuntos educacionais há 30 anos, com experiências no serviço público e na atividade privada. Mestre pela Universidade Gregoriana de Roma. Realizou estágio pedagógico em Sèvres, França. É graduado em Estudos Sociais, Filosofia, Letras, Pedagogia e Teologia. Pesquisador e consultor, presta assessoria, dentre outras instituições, à ABMES, Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior, sendo responsável pela montagem do Anuário de Legislação Atualizada do Ensino Superior. Ministra também cursos de legislação do ensino superior.

aoliveira@caed.inf.br - www.caed.inf.br

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 01/09/2009
Reeditado em 01/09/2009
Código do texto: T1786135
Classificação de conteúdo: seguro