Entrevista com a Secretária-Adjunta da SEPGS
- Dona Luciana Cardoso, onde a senhora trabalha?
- Na SEPGS - Secretaria Especial de Planejamento e Gestão da Sinecura, um órgão diretamente ligado à Presidência da República. É uma secretaria tão secreta mas tão secreta que nem a presidência sabe de sua existência.
- Quem são os membros da SEPGS?
- Reúne os mais importantes, conceituados e eminentes áulicos e nefelibatas do país.
- Quais são os objetivos da SEPGS?
- A SEPGS é uma Secretaria sem “Atividades Fins”, apenas com “Atividades Meio”.
- Qual seu cargo na SEPGS?
- Sou Secretária-Adjunta.
- Quem é o Secretário-Executivo?
- Não sei, nunca vi, só sei que foi indicado pelo Sarney. São todos nomeados por atos secretos do Senado, aliás, como a maioria dos funcionários.
- Então a senhora também foi indicada pelo Sarney?
- Eu não!!! Deus me livre!!! sou contra o nepotismo!!!, sou funcionária antiga da casa, com mais de dez anos... quem me nomeou foi papai, durante o governo dele.
- Quantos funcionários existem na SEPGS?
- Não faço a mínima idéia, pois eles nunca aparecem. Só posso adiantar que são pessoas altamente especializadas e capacitadas para os cargos; quase todos ex-deputados que não foram reeleitos.
- Mas a Sra. não poderia informar pelo menos uma atividade da SEPGS?
- Sim, foi a pauta da nossa última reunião em Paris, ficamos dez dias discutindo o assunto; nossos esforços estão concentrados na campanha para equiparar nosso salário aos dos Ministros do Supremo; para você ter um idéia ganhamos uma miséria, equivalente aos senadores e nossa diária no exterior é de míseros 1.850 euros!
- Onde funciona da SEPGS?
- Como é secreta, funciona na casa de cada um ou então fazemos reuniões fora do país.
- Como assim?
- Depois de Paris, estamos planejando outra viagem no fim do ano para a Mongólia.
- Por que Mongólia?
- Fizemos uma em Bariloche, mas apareceu um monte de jornalistas pra perturbar a gente; você sabe qual a capital da Mongólia?
- Não.
- Pois bem, é Ulaanbaatar, um lugar que ninguém conhece; assim ficamos livres dessa imprensa fuxiqueira que não deixa ninguém trabalhar em paz, isso explica tudo não? Outra reunião, já confirmada para 2010 é em Antananarivo, capital de Madagascar.
- Por que Madagascar?
- Bem, faremos dois dias de reunião e depois, já que estamos pertinho da África do Sul, vamos passar um mês por lá, aproveitar para assistir a Copa do Mundo e descansar, pois ninguém é de ferro, é ou não é? E dá licença que estou indo renovar meu passaporte e do meu marido - ele adora futebol – e eu detesto viajar sozinha...
Para entender mais, pesquise na Internet