Entrevista com a Secretária-Adjunta da SEPGS

- Dona Luciana Cardoso, onde a senhora trabalha?

- Na SEPGS - Secretaria Especial de Planejamento e Gestão da Sinecura, um órgão diretamente ligado à Presidência da República. É uma secretaria tão secreta mas tão secreta que nem a presidência sabe de sua existência.

- Quem são os membros da SEPGS?

- Reúne os mais importantes, conceituados e eminentes áulicos e nefelibatas do país.

- Quais são os objetivos da SEPGS?

- A SEPGS é uma Secretaria sem “Atividades Fins”, apenas com “Atividades Meio”.

- Qual seu cargo na SEPGS?

- Sou Secretária-Adjunta.

- Quem é o Secretário-Executivo?

- Não sei, nunca vi, só sei que foi indicado pelo Sarney. São todos nomeados por atos secretos do Senado, aliás, como a maioria dos funcionários.

- Então a senhora também foi indicada pelo Sarney?

- Eu não!!! Deus me livre!!! sou contra o nepotismo!!!, sou funcionária antiga da casa, com mais de dez anos... quem me nomeou foi papai, durante o governo dele.

- Quantos funcionários existem na SEPGS?

- Não faço a mínima idéia, pois eles nunca aparecem. Só posso adiantar que são pessoas altamente especializadas e capacitadas para os cargos; quase todos ex-deputados que não foram reeleitos.

- Mas a Sra. não poderia informar pelo menos uma atividade da SEPGS?

- Sim, foi a pauta da nossa última reunião em Paris, ficamos dez dias discutindo o assunto; nossos esforços estão concentrados na campanha para equiparar nosso salário aos dos Ministros do Supremo; para você ter um idéia ganhamos uma miséria, equivalente aos senadores e nossa diária no exterior é de míseros 1.850 euros!

- Onde funciona da SEPGS?

- Como é secreta, funciona na casa de cada um ou então fazemos reuniões fora do país.

- Como assim?

- Depois de Paris, estamos planejando outra viagem no fim do ano para a Mongólia.

- Por que Mongólia?

- Fizemos uma em Bariloche, mas apareceu um monte de jornalistas pra perturbar a gente; você sabe qual a capital da Mongólia?

- Não.

- Pois bem, é Ulaanbaatar, um lugar que ninguém conhece; assim ficamos livres dessa imprensa fuxiqueira que não deixa ninguém trabalhar em paz, isso explica tudo não? Outra reunião, já confirmada para 2010 é em Antananarivo, capital de Madagascar.

- Por que Madagascar?

- Bem, faremos dois dias de reunião e depois, já que estamos pertinho da África do Sul, vamos passar um mês por lá, aproveitar para assistir a Copa do Mundo e descansar, pois ninguém é de ferro, é ou não é? E dá licença que estou indo renovar meu passaporte e do meu marido - ele adora futebol – e eu detesto viajar sozinha...

Para entender mais, pesquise na Internet

Wilson Pereira
Enviado por Wilson Pereira em 13/08/2009
Reeditado em 13/08/2009
Código do texto: T1751486