Do Amarelo Óbvio

(11.12.2007)

"Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida."

(Mahatma Gandhi)

Pesquei, por intuição, este lugar que bomba meu coração. Mergulhei por estas paragens que minha vida muito mudou. Vim do Rio, vim do mar, vim pro mar. Vim pra ficar.

* * *

Entre sorrisos, emails e abraços, já me chamaram de revoltado, negativista ou cético. Verdade é que uma gota de óleo compromete um balde inteiro. Uma rachadura na estrutura compromete uma edificação. Um buraco no casco compromete uma viagem. E pequenas questões negativas comprometem o que há de tão belo e positivo, em uma comum-unidade. Daí a minha preocupação com o ‘Lado Negro’, Anakin Skywalker!

* * *

Certa vez, uma pessoa a qual tenho muito respeito disse-me que não deixa ninguém falar mal de Bombinhas. Defende-a com unhas e dentes. Perguntei-lhe: “será que a sua loja seria tão respeitada se você não observasse os defeitos potenciais e impedisse que estes acontecessem? Assim serve a crítica. Assim temos que fazer com Bombinhas – e o Brasil –, para que continue bela e respeitada. Não podemos simplesmente fechar os olhos para o que está sendo feito de errado”.

* * *

Na Venezuela, manifestação! Na Bolívia, manifestação! Na França, manifestação! No Brasil, acomodação. Na Câmara de Bombinhas, meia dúzia de gatos pingados. Ninguém foi. A CPMF está em risco de ser prorrogada. Ninguém faz nada. Renan Calheiro debocha, ri da população. Todo mundo em casa, amarela.

* * *

Olha a chuva aí, geeeente! Chora Bombinhas!

Há várias edições, eu e o João temos dito as razões pelas quais as obras da Zarling e do pórtico são inúteis. O tempo passa, o tempo muda. A verdade não muda. A sujeira veio em águas torrenciais, amarelas. Não é ser vidente nem inteligente. É ser óbvio. Mas é óbvio que se o óbvio fosse tão obvio, no Brasil, obviamente este gigante tão rico não seria tão subdesenvolvido.

* * *

Não gostei do que vi no dia da CPI. Até que ponto seduzir menores sexualmente é Pedofilia enquanto abduzir menores politicamente não é Pedo-afilia? Uma gota ‘neste balde’ compromete a vida inteira. Adolescentes, certamente, são mais fáceis de convencer do que adultos. Em muitas guerras, eram e são convocados na falta desses últimos. Deve estar faltando adultos para acreditar em determinados idealismos ultrapassados, como o socialismo.

* * *

Existe ângulos e maneiras de se apresentar uma mentira de forma que pareça verdadeira. Mais conhecida como ‘sofisma’, a Lógica Aristotélica a chamou de ‘falácia’. É aplicado até hoje. Por exemplo: quando alguém argumenta sobre a responsabilidade de votar a CPMF, e que o país precisa desse dinheiro, na verdade, esconde a falta de responsabilidade de um Governo que não se preparou para o fim de tal ‘Contribuição Provisória’, por ter feito uso desse tributo em regalias, mordomias e empreguismos.

Ou seja, pagaremos amarelos por tais absurdos.

Isto é óbvio, meu caro Aristóteles!