Do Forrobodó, Do Bundalelê e Do Balacubaco

(09.04.2008)

“Durante quase 400 anos, a escravidão foi legal no Brasil. (...) Como acontece (...) com os palácios construídos pelo setor público. Construir um palácio para o Judiciário, o Legislativo ou qualquer órgão do governo ao lado de favelas sem água nem saneamento, ao lado de crianças fora da escola, é imoral, mas perfeitamente legal. É uma corrupção nas prioridades, mas é legal. O grave é ser legal.”

(Cristovam Buarque)

“De que lado você samba? De que lado você vai sambar?”

Tantos são os lados quanto num círculo: o de dentro e o de fora. Ou você se agrega ou desagrega. O resto trata-se exclusivamente de conveniência, com o único intuito de intimidá-lo, chamando-o de “em cima do muro”. Intimando-lhe: “não se anule”.

Ora, nada mais nulo do que defender um lado sem refletir sobre o total da comunidade. Claro, a muitos convém dizer “tome partido!” Apesar de não existir árvore que cresça só com o lado esquerdo; nem pássaro que voe com apenas a asa direita.

Estaria a natureza, portanto, errada ou em “cima do muro”? Estariam tais conceitos maniqueístas acima da vida harmoniosa, de composição plena?

Só os desajustados se ajustam e dançam conforme a música.

Nesta valsa ignorante, o Danúbio Azul fica vermelho de vergonha com mentalidade política que se limita a uma nota só: dois pra lá, (mas, em troca) dois pra cá. “como varizes que vão aumentando, como insetos em volta da lâmpada.”

Afinal, como existem homens injustos, existem Leis injustas.

E, assim, atrás do Trio Elétrico só não vai quem já morreu...

É nessa onda de desconhecimento que o exército de bobocas parte em defesa da independência do Tibete. Atrás da moda, sem nem mesmo ter conhecimento pleno do que estão defendendo. Ora, sinceramente, quem entende verdadeiramente sobre a História e soberania chinesas; país milenar, de dimensão quase cinco vezes a do Brasil; de 1,6 bilhões de habitantes e sistema político hermético? Quem tem respaldo cultural para dizer que o Tibete deve ou não ser independente? Nem mesmo o próprio Dalai Lama prega esta independência! Apenas sua autonomia.

E quem, destes, nos últimos 49 anos se preocupou com a independência do Tibete? Quem se preocupa com a independência de outras regiões dominadas pela China, Inglaterra, Espanha, França etc?

Porque muitos se preocupam com o ateísmo preconizado pela China, no Tibete, mas nunca se preocuparam com a mesma postura ateísta de Fidel Castro, em Cuba?

Ora bolas, porque atrás desse oba-oba só não vai quem já morreu. Mais legal do que o Cordão do Bola Preta. Nem sabem o que defendem. Mas, o negócio é parecer ‘bu-ni-tchu’.

Para completar o ritmo desse baile, se formos nesta balada de agredir e boicotar o esporte todas as vezes em que houver crise em algum lugar, não haverá mais esporte: “De olho por olho e dente por dente, o mundo todo acabará cego e banguela”, já dizia Gandhi.

Portanto, não sejamos pobres de espírito, nos deixando seduzir por tais cantigas de ninar que nos adormecem em berço esplêndido. Senão, cada qual será, somente, mais um atrás desse Bloco de Sujos, sem saber em que latrina irá parar:

Esquerdaaaa, volver!

Direitaaaa, volver!

Ordinárioooos... marchem!