Pensamentos distantes... ou reticências e reminiscências...

Eles eram namorados no fim dos anos 60.

Ele fazia Geologia na UnB...ela o Curso Normal no Elefante.

Ele tinha 21 anos... ela 17.

Outro dia se encontraram... se encontraram é modo de dizer... eles estavam na praça de alimentação do Parkshopping.

O pensamento dos dois você vai saber agora.

Ela: Ele entrou e sentou lá do outro lado da praça com uma moça nova... passou do meu lado...nem me viu... ou não me reconheceu...sei lá...que saudade.

Ele :Tô vendo a Carolina...lá do outro lado com duas crianças...a menina é linda...o menino então...dá pra ver daqui os olhos azuis dele brilhando...será que são netos?...a menina parece demais com ela...ela nem me viu... ou não me reconheceu... sei lá...que saudade.

Ela: A gente namorava firme... de repente ele sumiu...nem me disse adeus.

Ele: Foi uma barra pesada...um dia o exército invadiu a UnB atrás de mim e do Honestino... ele foi preso... eu consegui fugir ...no mesmo dia fui embora pro Chile... só levei a roupa do corpo.

Ela: Uns amigos me disseram que ele tinha ido embora do país... poxa... nem ligou pra dizer adeus... acho que não gostava mesmo de mim...ou então desconfiou que eu estava grávida e se mandou.

Ele: Não consegui me despedir de ninguém...os telefones estavam grampeados...se eu fizesse uma só ligação ia em cana.

Ela: Ele deve ter estudado e até se casado lá no exterior...deve estar no Brasil a passeio....a vida é assim mesmo.

Ele: Terminei o curso de Geologia no Chile...me casei com uma chilena...ela foi morta pelo Pinochet... estava grávida de 5 meses...era uma menina...depois fiquei sabendo que o DOPS andava atrás de mim em Santiago...fugi pra Cuba...depois fui pro Marrocos... e por último pra França... só voltei pro Brasil depois da anistia...nunca mais me casei... estou morando e trabalhando em Carajás.

Ela: Tive meu filho... botei o mesmo nome dele...Pedro... me casei com um médico... era filho de um amigo de meu pai...no começo foi tudo bem... tive outro filho...uma menina...morava no Lago Sul...até que um dia meu marido foi fazer um curso de pós-graduação nos Estados Unidos ... nunca mais voltou...aí a barra pesou... tive que dar um duro danado pra criar meus dois filhos...agora a situação já está estabilizada... meus filhos se casaram...me deram estes dois netinhos...Pedrinho e Carolzinha... nossa...olhando daqui de longe...como o Pedro está lindo...dá pra ver daqui os olhos azuis brilhando...o neto dele tem os mesmos olhos...ficou careca mas ficou ainda mais charmoso...quase não tem barriga...parece até com o Ricardo Boechat...só que mais bonito.

Ele: Nossa...olhando daqui de longe...como a Carolina tá linda... nem parece que tem mais de 50...bota qualquer artista global no chinelo...será que fez plástica?...hoje em dia é difícil arranjar uma namorada...eu careca e barrigudo...se for viúva só lembra do falecido... se for desquitada tem raiva do ex e por tabela desconfia de todos os homens...se for muito nova não tem assunto...só quer saber de balada... festa rave... show caipira...compras no shopping... Pô... tá difícil...ainda bem que minha sobrinha... filha da minha irmã... gosta de sair comigo...igual hoje...veio almoçar comigo...é sempre um bom papo...ela até se parece comigo...fisicamente e nos gostos...por influência minha tá fazendo Geologia na UnB...parece até uma filha que nunca tive.

Ela: Ele tá lá com uma gatinha...deve ter uns vinte e poucos anos...bonita... engraçado...parece até com ele...coroa bonitão assim mesmo...pega tudo quanto é gatinha...não tem uma que resista àqueles olhos azuis.

Ele: Será que devo ir lá falar com ela?...besteira...falar o que?...que estou sozinho?...será que ela iria morar no meio do mato comigo?...ela deve estar bem casada... com netos...é ser muito “oferecido”... e se ela virar a cara...ou disser que nem se lembra de mim...ou então...vou pirar sua cabeça...deixa prá lá.

Ela: Será que devo ir lá falar com ele?...besteira...falar o que?... que estou sozinha?...que eu iria pra qualquer lugar do mundo com ele?...que este menino aqui é neto dele...vai achar que estou cobrando alguma coisa...ou então vou pirar a cabeça dele...é ser muito “oferecida”..eu velha deste jeito....ele bonitão...cheio de gatinhas... vai rir na minha cara...deixa prá lá.

- Tio!!!...Tio!!!...Tio Pedro, acorda!!!! você tava fora do ar, cantarolando aquela música que você vive cantando.

- É Carolina...do Chico Buarque

- Eu sei, tio, você já me contou mil vezes, você cantava prá sua namorada...e ela cantava pra você Pedro pedreiro também do Chico...né?

- É sim Carol... me desculpe...sempre fui muito desafinado...ela cantava tão bonito...igual à Nara Leão...vamos embora?

E saiu cantarolando: “Carolina, com seus olhos fundos, guarda tanta dor... a dor de todo esse mundo”.

- Vó!!!...Vó!!!...Vó Carolina, acorda!!! a senhora tava fora do ar, cantarolando aquela musiquinha.

- É Carolina... do Chico Buarque

- Nós sabemos, vó...a senhora já contou essa história mil vezes, era meu avô que cantava pra senhora...né? depois a senhora cantava uma musiquinha pra ele também...né? ele também se chamava Pedro...né?...igual eu e meu pai...né?... meu avô já morreu vó?

- Calma Juninho...vamos por partes...a musiquinha que eu cantava era Pedro pedreiro do Chico...me desculpe...eu era desafinada que só...mas ele cantava tão lindo...melhor que o Chico Buarque...seu avô se chamava...chamava não... se chama Pedro...igual você e seu pai ...e se ele morreu...eu não sabia até hoje...agora tenho certeza que não...vamos embora?

E saiu cantarolando: -“Pedro pedreiro, penseiro esperando o trem... manhã parece carece de esperar também”.

Wilson Pereira
Enviado por Wilson Pereira em 08/07/2009
Código do texto: T1688532