Prova Cabal da Evolução
Recentemente recebi por e-mail uma foto de 4 anos atrás. Nela, eu e meus amigos estamos nos preparando para um baile. Pra eles, talvez apenas mais um, pra mim, o primeiro. Contava, eu, 15 anos. Essa imagem, juntamente com as recordações, mexeram comigo, fizeram-me perceber várias coisas que não havia notado antes.
Naquela época, qualquer envolvimento social era tão raro como chuva no nordeste. Não tinha amigos, era desajeitado e muito inseguro. Aquela imagem é a prova do meu primeiro contato com pessoas legais. Graças a elas, eu pude ver que eu podia ser eu mesmo sem repressão. Pude sentir, naquele momento, como é bom ter amigos verdadeiros e de como isso fazia falta na minha vida.
Desde aqueles dias, muita coisa mudou em mim. Amadureci, refiz meus conceitos, descobri-me. Inevitavelmente e infelizmente a vida tratou de nos separar. Porém, muita coisa daquela época ficou. Hoje sou um produto daqueles dias. Sigo muito daqueles valores, outros tratei de esquecer. Esteticamente, as mudanças são muito visíveis, as comportamentais, também. Tornei mais sociável, consigo me expressar melhor e agora tenho vários amigos. Mas isso não é tudo. Minha visão de mundo se expandiu e passou os limites que os meus olhos tratavam de por. Enfim, mais um adolescente que se torna adulto.
De uma forma um tanto surreal, essa fotografia demonstra um evolucionismo em forma de caricatura. Desenvolvemos nossas habilidades, saberes, atitudes a partir dos erros e acertos que são cometidos (muito mais pelos erros). A coisa mais maravilhosa da vida é saber que o tempo é o maior aliado do engrandecimento. É olhando para o passado que se pode ver várias coisas. No entando, uma delas é especial. Notar o quão melhor somos hoje. Quando se sentir infeliz por um erro cometido, lembre-se que isso lhe a trouxe a experiência como trunfo positivo. O melhor das fotos antigas é recordar, comparar e perceber...Sim! Evoluímos!