Evolução

Nos dias em que vivemos, muito comum é esta constante preocupaçao ao futuro de nosso planeta, questões que movimentos ambientalistas levantaram lá na década de 70.

Durante muito tempo a humanidade esteve tão assoberbada com seu velho e arcaico conceito de evolução que relegou a um segundo , terceiro ou quarto plano assuntos de ordem digamos assim mais profundos.

Evolução industrial, evolução material, evolução intelectual, mas quanta evolução!

Obviamente recursos tecnológicos facilitam em muito nosso cotidiano, afinal como poderia esta mera cronista estar aqui publicando estes devaneios.

Mas o sentido evolucionista ao qual me propus a discorrer esta muito próximo e ao memso tempo muito distante de ser concreto, real.

Falo aqui de uma geração perdida, mas incrivelmente sedenta por ser encontrada, nossos jovens, ou o que os adultos mal informados costumam chamar de aborrecentes.

Convivo com adolescentes, através de meu ofício, professora de história.

Percebo uma grande lacuna, um vácuo, que facilmente pode ser preenchido apenas por uma atenção maior, uma palavra de incentivo, percebo as mentes ansiosas por novidades, e não falo em nada que seja industrial, produzido, pronto para ser consumido.

Falo de vida, daquele despertar da paixão por algo que faça diferença.

Quando entro em uma sala de aula, procuro dar esta vida, faço isto através da história, sim o que é a história senão a vida pulsante, a percepção de que nossos antepassados foram seres de carne e osso como nós, que jovens em sua mais pulsante juventude foram abatidos durante a primeira guerra mundial, ou que ainda hoje a milícia Talibã excerce o horror no Afeganistão.

E quando eles se apercebem que a história é feita por gente comum, quando vislumbram a história dos excluídos, deixam de ver esta matéria como algo distante de suas vidas.

Estes jovens necessitam acima de tudo conhecer a história em sua essência, não como um mero relato de fatos, datas, heróis produzidos de acordo com os interesses da época.

Mas acima de tudo nossos jovens carecem de serem ouvidos, ele tem muito a dizer, por mais que estejam relegados em suas vidas ao distânciamento fraterno. por mais que estejam se tornando seres imediatistas, onde cada um possui uma tv no quarto ou um pc, eles sentem falta de algo muito maior do que tudo isto.

Julia Lopes Ramos
Enviado por Julia Lopes Ramos em 09/06/2009
Código do texto: T1640760