Essa até José (Dirceu) sabe

...não conta pra ninguém, fica só entre nós. Começa assim: duas pessoas se confidenciam revelações. Não importa o sexo, a cor, o credo ou a classe social, todos compartilham segredos.

Tão importante como respirar ou tomar uma cervejinha no final de tarde, contar nossas aflições a outros seres vivos, nos aliviam, nos tornam mais saudáveis. O que seria de você se você não pudesse contar aquilo a seu amigão do peito? Segredos nos enobrecem, pois sabemos que a vida pode ser ruim conosco, no entanto, vai sempre existir a pessoa que sabe tudo sobre nós e pode ouvir nossas chorumelas, e reclamações e apesar das injurias tudo fica melhor aparentemente. Só que segredar não é só isso.

Segredos são provas de amizades e confiança que lançamos aos outros. Não é pra todo mundo que contamos as barbaridades de nossas vidas. Tem que ser O amigo, aquele, que quando estamos tristes, chorando pitangas, reclamando da aula de matemática ou da briga com a namorada, ele está aí pra nos agüentar e dizer que somos os tais. Pra UM amigo ou pra UMA amiga, não contaríamos que riscamos a lataria do carro novo do nosso pai. De jeito nenhum. Apesar de tudo, fofocar nossas intimidades a alheios pode ter um lado prejudicial que poucas pessoas desconfiam que exista.

Às vezes, segredos podem ter a mesma periculosidade que uma bomba nuclear. Comece pelas novelas. Quando todo mundo descobre aquele segredo nefasto da mocinha que ela apenas confidenciou a uma amiga (UMA amiga), ela come o pão que o diabo amassou. É diferente da realidade? Claro que não. Um exemplo mais atual: José Dirceu, ex-deputado, perdeu o mandato ao ser acusado de chefiar um esquema obscuro de corrupção. Vários deputados dizem ter se favorecido disso. Outro não. Alguns mantiveram o "segredinho". Ahn...outros...não. Nas nossas vidas, algo similar acontece e isso sempre se torna sinônimo de perda. Dirceu, o mandato e você o que pode perder? Horas de sono? Um amigo? A própria a vida? Sempre há algo jogado fora e a dor desse golpe equivale à confiança que você deposita naquela pessoa. Algo bastante aritmético.

Essa última idéia não anula as primeiras. Nem estou dizendo que devemos manter toda a nossa vida em um cofre e muito menos que devemos expô-la num blog de internet. Digo que devemos ter consciência que aquele amigo que confiamos hoje ser o inimigo de amanhã. Assim, tudo aquilo que aquela pessoa sabe, pode ser uma das armas contra você. Contar suas intimidades a outra pessoa prova que você confia nela. Contudo, não comprova que essa pessoa seja confiável.

Segredos são perigoso por estarem subordinados a vontade alheia e jamais a nossa. Contar algo nefasto e obscuro sobre você a outra pessoa é como dar um revolver engatilhado a um inimigo. A opção de atacar é dele. Não sua. Segredos são bastante eficazes. Provam que não há um modo de manter algo em sigilo para sempre. Digo isso, por que há uma diferença abismal entre confiar cegamente e se cegar confiante. Pense nisso.