Viagem a Portugal - IV

FÁTIMA

A parte mais emocionante da viagem ainda estava por vir e eu aguardava esse momento com muito carinho no coração. Era a visita à Fátima que aconteceu no dia 3 de julho. Através de caminhos bucólicos, fugindo das auto-pistas, chegamos à abençoada cidade mariana. Quando avistei a torre da igreja, com uma coroa toda reluzente em sua torre, foi a hora só de agradecimentos. Quantos anos esperei por aquele momento! Visitamos as casas onde moravam os três pastorzinhos, os locais das aparições do anjo. Onde ocorreram as visitas mensais de Nossa Senhora eu me demorei mais. São missas e terços o dia todo! É gente do mundo inteiro ali rezando as mesmas orações. Há um respeito muito grande, muita concentração e lágrimas de contentamento!

Onde a Virgem Maria aparecia, construiu-se uma capelinha, porque a azinheira foi destruída. Ao lado está intata, enorme a outra azinheira onde ficavam, na sombra, as três crianças à espera de Maria.

Visitamos os túmulos de Francisco e Jacinta, dentro da Igreja. À noite, participei de uma enorme procissão, durante a qual o terço foi rezado em várias línguas. Rezei, chorei e minha alma lavei!

Pernoitamos em Fátima e, no dia seguinte, seguimos para Coimbra.

De passagem visitamos o Mosteiro de Batalha, cuja construção levou três séculos. Sua beleza é estonteante! Em Batalha estão os restos mortais de Dom João I e Dª Filipa.

COIMBRA

Foi outra emoção conhecer a velha Coimbra (04/07). Fomos ao Convento Santa Teresa, onde morava a vidente Lúcia. Para ela deixei uma carta, pedindo oração por todos nós brasileiros. Conhecemos também a famosa Universidade onde muitos brasileiros fizeram o Curso de Direito. À tarde, comemos uma pizza que nos serviu um garçom baiano, o Gil. Coimbra é linda com aqueles sobrados antigos!

VIANA DO CASTELO

Dia 5 estava chuvoso e a cidade do Porto estava em reforma. O barro, os engarrafamentos fizeram-nos desistir, com o maior pesar, de ali permanecer. Seguimos em frente para Viana do Castelo, bem no norte de Portugal. Conhecemos a Igreja de Santa Luzia, onde subimos ao Zimbório para admirar a paisagem. A neblina nos impediu um pouco de ver toda a beleza do lugar. Restou-nos uma dorzinha nas pernas pelos 150 degraus pequenos e difíceis para chegar até à torre.

(continua)

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 01/05/2006
Reeditado em 01/05/2006
Código do texto: T148377
Classificação de conteúdo: seguro