Viagem a Portugal - III

CASTELO DOS MOUROS

Construído pelos mouros no século VIII ou IX D.C., este Castelo está implantado em dois cumes da Serra, de onde se desfruta um lindíssimo panorama.

ÉVORA

Dia 25 de junho alugamos um carro e seguimos para Évora (Alentejo) onde nos aguardavam Teresa, Dª Rosa e Justina. Foi muito emocionante conhecer estas pessoas e por elas fomos tratadas a “pão-de-ló”. Ficamos alguns dias na casa de Teresa e nossa amizade ficou ainda mais fortalecida. Na Praça do Giraldo está a Igreja de Santo Antão, onde íamos à Missa aos domingos. Época de Construção: Séc. 16 / 18

VILA VIÇOSA

Dia 26 fomos conhecer Vila Viçosa, onde Rodrigo morou por uns tempos. Vimos o Palácio de Caça da Família Real de Bragança. Escolhida no século XV para alojar a residência dos duques de Bragança (o oitavo duque viria a tornar-se o rei D. João IV), contém o magnífico Paço Ducal, que se estende ao longo de 110 metros, com 23 janelas seguidas em cada andar da imponente fachada revestida de mármore. Neste palácio viveram os últimos reis de Portugal, pertencentes à Casa de Bragança.

Conhecemos também Monsaraz e Reguengos de Monsaraz

ALGARVE

VILA REAL DE SANTO ANTÔNIO

Dia 27 de junho fomos conhecer Algarve – sul de Portugal, onde mora uma outra amiga do Rodrigo. E ficamos conhecendo a Vila Real de Santo Antônio. Ficamos na casa da Guida em Monte Gordo por três dias. Em Compostela eu não adquiri a concha do peregrino, mas conchas lindas eu peguei em Vila Real de Santo Antônio. Fomos à praia, quase divisa com a Espanha. Eu e o Rodrigo fomos andando, lembrando quando ele era criança e catávamos conchinhas nas praias do Espírito Santo. Repetindo a façanha, de repente, chegamos num lugar onde havia conchas enormes como nunca vira antes. Virei criança mesmo. E parecia um sonho. Era tanta concha grande que podíamos escolher as melhores.

ARRAIOLOS

Dia primeiro de julho fomos conhecer Arraiolos – a terra dos tapetes.

ESTREMOZ

Teresa já morou em Estremoz e foi conosco nesse passeio. Pela sua história, essa cidade merece uma narração à parte. Visitamos a Pousada da Rainha Santa Isabel que resultou da adaptação do magnífico palácio que D. Diniz mandou erigir para a sua mulher, a Rainha Santa Isabel. É até difícil falar de sua beleza! Fica bem no alto de um monte e dos jardins do palácio apreciamos toda Estremoz e a vasta planície alentejana.

Ao voltar para Évora, no final da tarde, paramos para visitar mais um outro castelo.

(continua)

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 01/05/2006
Reeditado em 01/05/2006
Código do texto: T148289
Classificação de conteúdo: seguro