Viagem a Portugal - I

Lisboa

Um dia, surgiu a tão sonhada viagem a Portugal. Nos onze meses que Rodrigo trabalhou na terra lusa, como músico, ele fez muitas amizades. Hospedou-se na casa de uma advogada muito culta, a Dra. Teresa. Sou-lhe muito grata por acolher meu filho em sua casa. Dra. Teresa sempre nos telefonava, insistindo para que fôssemos à sua casa. Eu fazia o mesmo, mas ela se justificava sempre dizendo que tinha medo de viajar de avião. Então aproveitamos a “deixa” e, no dia 22 de junho de 2001, desembarcamos no Aeroporto de Lisboa, Antônio, Rodrigo e eu.

Foram três dias de encantamento, visitando os lugares históricos da Lisboa Antiga:

TORRE DE BELÉM

A construção da Torre de Belém obedece a um critério racional de defesa do estuário do Tejo, implementado por D. JoãoII. Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e é uma das mais belas construções militares da História.

MOSTEIRO DOS JERÔNIMOS

Data de 1496 o pedido feito pelo rei D.Manuel I à Santa Sé, no sentido de lhe ser concedida autorização para se erigir um grande mosteiro à entrada de Lisboa, perto das margens do Tejo. Em 1501 começaram os trabalhos e, aproximadamente um século depois, as obras estavam concluídas. Na igreja, estão sepultados Vasco da Gama e Luís Vaz de Camões, e nos claustros Fernando Pessoa e Alexandre Herculano.

CASTELO DE SÃO JORGE

Construído sobre vestígios pré-romanos, foi transformado em alcáçova pelos árabes, para albergar os edifícios mais importantes e a população. Dali nascia uma muralha (a Cerca Moura) que se estendia até ao rio. Depois da conquista de Lisboa, em 1147, por Dom Afonso Henriques, deixou de ter funções defensivas. Dom Dinis transformou-o em Paço Real, mantendo este papel até ao reinado de Dom Manuel I, mesmo depois de construído o Paço da Ribeira.

ELEVADOR DE SANTA JUSTA

O Elevador de Santa Justa (no Chiado ) é uma obra de arte concebida por um aprendiz de Gustave Eiffel e liga Baixa ao Bairro Alto. Abriu em 1902, altura em que funcionava a vapor, e em 1907 começou a trabalhar com energia elétrica, sendo o único elevador vertical em Lisboa a prestar um serviço público. Feito inteiramente de ferro fundido e enriquecido com trabalhos em filigrana, o elevador dentro da torre sobe 45 metros.

(continua)

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 30/04/2006
Código do texto: T147753
Classificação de conteúdo: seguro