Coroas - I

Fomos convidados a passar uns dias em Coroas. Fizemos uma viagem muito agradável, sendo o único senão, o triste estado de nossas rodovias. Depois de percorridos 177 Km, chegamos ao trevo que dá para a cidade “Coronel Xavier Chaves”, conforme indicava a placa. Antes, uns 20 minutos, havíamos passado pela cidade de São João Del Rei. Depois de mais uns poucos quilômetros de estrada já estávamos na pequenina cidade com menos de cinco mil habitantes. Suas ruas bem limpinhas são enfeitadas com jardins cuidados com muito esmero e gramas aparadas, demonstrando todo o zelo não só do prefeito e seus auxiliares, mas de toda a população com a sua terrinha.

Chegamos ao centro da cidade - uma Praça com vários bancos, um busto de bronze de um dos benfeitores do lugar, um coreto e muitas flores. E também uma igrejinha tão linda quanto antiga. É a Capela do Rosário, trabalhada pedra sobre pedra por mãos de escravos e força animal.

As casas tinham suas portas e janelas abertas. Bicicletas “despreocupadas” nas portas. Crianças brincando. Surge, na porta de um sobradinho, um casal que veio ao nosso encontro. Era a família Passarini (descendente de italianos) - xavierense - que ali sempre passa os finais de semana, fugindo do barulho da capital. Muitos abraços e cumprimentos. E um gostoso almoço estava à nossa espera.

Mas por que os xavierenses chamam a cidade de Coroas? Quem nos explicou foi o Dr. José Geraldo – advogado, escritor e nosso anfitrião.

No começo, era apenas um arraial banhado pelo Rio Mosquito, por isso chamado de Mosquitão. Com o tempo mudou-se o nome para Xavier, buscando a proteção de S. Francisco Xavier. Um dia, resolveram emancipar-se e juntaram-se a outro arraialzinho chamado Canoas. Com a votação, a nova cidade ganhou o nome de “Canoas”. A documentação necessária foi toda arrumada com capricho, embora tudo feito à mão. A grafia não foi bem entendida e depois de alguns meses chegaram os papéis oficiais onde todos leram que o município receberia o nome de Coroas! O que fazer? Assim foi ficando até que mudaram o nome da cidade para Coronel Xavier Chaves. Mas a população já havia se afeiçoado ao nome Coroas e não se adaptou à troca . E a cidade ficou com dois nomes!

(continua)

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 25/04/2006
Reeditado em 26/04/2006
Código do texto: T145256
Classificação de conteúdo: seguro