CRÔNICA DE NATAL

Hoje é véspera de Natal!

Os sinos da igreja badalaram as seis da manhã, ao meio dia e às dezoito horas. Às vinte e três horas, também haverá badalar de sinos convidando para a missa do galo. As igrejas coirmãs, também anunciam seus cultos de adoração ao Menino Deus.

É Natal! O mundo está mais alegre e as pessoas estão mais felizes! Na minha casa sempre celebramos o Natal. Fazemos uma grande festa de família! Minha mãe costuma separar uma toalha branca, bem clarinha para forrar a mesa da ceia. Preparamos muitas iguarias, e cada uma das filhas, prepara um prato diferente: Peru com farofa, panetone, pavê e o tradicional bolo de aniversário; sim por que cantamos os parabéns para Jesus, não é ele o aniversariante? Mamãe faz questão de rezarmos juntos, de mãos dadas um pai nosso por toda a família, e ainda de mãos dadas ela aproveita para fazer seu discursinho de sempre: “Meus filhos! Eu, na minha pequenez, durante toda a minha vida tentei passar a cada um de vocês um pouco do que aprendi de meus pais e de meus avós: Um pequeno testemunho de fé e religiosidade. Sem a presença de Deus, não somos nada, nem um grãozinho de areia sequer. O que nos move, o que nos une e nos dá força, é a nossa fé em Deus. E que vocês nunca se esqueçam dos nossos Natais em família e futuramente, que vocês continuem se reunindo, se encontrando e festejando em família a vinda do Menino Jesus.”

E quem estava do lado dela, nesse momento podia sentir de vez em quando um apertozinho maior da mão, como se quisesse frisar bem cada palavra.

Também fazemos o presépio em nossas casas. Vovó Zezé sempre dizia, para nunca deixarmos de fazer o presépio nas casas da nossa família. Diante do presépio nós nos desatamos de tudo que nos faz sentir grandes ou arrogantes. O presépio é um convite à humildade, à reflexão e nos faz sentir mais humanos e com mais espírito de fraternidade para vivenciarmos o Natal.

Ah o Natal!

Natal para mim é isso! É casa cheia, é dormir amontoado, primo com primo, mulheres num quarto, homens no outro, e como diz o velho ditado: Tudo é festa! É reunir todo mundo na cozinha, no cheiro do alho e dos quitutes, jogando baralho, contando as peraltices uns dos outros e rindo às gargalhadas até tarde. É um delicioso encontro de família!

Mas, para que o Natal tenha seu verdadeiro sentido, é preciso que ele seja celebrado também numa imensa família, a família de irmãos do povo de Deus, irmãos da sociedade em que vivemos tendo como Pai, um único Deus, que a todos sem distinção, chama carinhosamente de filhos.

Que neste Natal, possamos abraçar todos os nossos irmãos, seja ele de sangue ou de amizade, de coleguismo ou de profissão, da alegria ou da dor, o pobre o rico, o branco,negro, índio... Que nossa festa seja maravilhosa de abraços de amizade, de perdão, de alegria e de amor.

E que o nosso coração seja uma casa linda, enfeitada e arrumada de muita paz para a chegada dessa visita tão importante para cada um de nós.

Feliz Natal!

Maria Helena S. Ferreira Camilo C. Lucas