Batizado de Boneca

Edite era nossa vizinha. Tínhamos a mesma idade, frequentávamos a mesma igreja, a Matriz do Divino Espírito Santo. Mas havia uma grande diferença entre nós: Edite vinha de uma família rica e nós, filhas de um humilde ferroviário. No entanto, brincávamos juntas e essa diferença para as crianças de mentes puras e sem preconceitos nada significava.

Só que um dia percebemos isso na pele. Edite levou-nos um convite para o batizado de sua boneca! Convite impresso? Batizado de boneca? Sim, era isso mesmo. Que luxo! Ficamos ansiosas, esperando o domingo para participar da inédita festa.

À hora marcada, lá estávamos nós, só as meninas, à espera do batizado. Parecia um clube da Luluzinha. Aquelas mais “poderosas” até levaram presentes para a boneca. A festa aconteceu no quintal da casa, todo sombreado por velhas e imensas árvores frutíferas. Havia um enorme forro de mesa no chão, onde colocaram vários docinhos, balas, bolos e biscoitos. Nossos olhos cresceram! Nunca havíamos participado de um evento de tal porte. Em nossas brincadeiras, era tudo no reino do “faz de conta”. Representavam-se os quitutes com pedrinhas, torrões, folhas, coisas assim.

Houve, enfim, o batizado a que quase ninguém deu importância. Nossa cabeça estava era na festa das guloseimas. Mal podíamos esperar a hora de saborear um pouco de tudo aquilo. E havia um outro detalhe importante: nós nos encontrávamos longe dos olhares vigilantes de nossa mãe. Quando participávamos de alguma festinha, o que raramente acontecia, podíamos pegar apenas um docinho e agradecer, mesmo que a dona da casa insistisse no repeteco. Era um costume que a Lúcia menina não entendia. Porém no batizado da boneca de Edite, num instante, tudo foi devorado! Que beleza!

Na volta para casa só um pensamento fervilhava na cabeça: a minha boneca, Maria de Lourdes, bem que merecia ser batizada com essa mesma pompa. Merecia... E não foi.

Hoje, a Maria de Lourdes é quase sessentona, poderia, entretanto, ser batizada a pretexto de ter acesso ao céu das bonecas. Será que em batizado de adulto também pode-se fazer uma festa? Sobre o forro de mesa no chão, todas as guloseimas do mundo! Conseguiria reunir um clube de Luluzinhas? Vou pensar nisso. Nunca é tarde.

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 25/03/2006
Reeditado em 22/10/2011
Código do texto: T128329
Classificação de conteúdo: seguro