Isaura Pereira

Estávamos no limiar da década de 60, quando alistei-me na Pia União das Filhas de Maria(*). Havia uma preparação para o solene dia, quando receberíamos a fita azul com uma medalha de Nossa Senhora. Havia muito zelo por parte da Presidente Zizinha Morato, em passar para as jovens aspirantes toda a espiritualidade do Movimento. Aos sábados, havia a reunião, onde cantávamos o Ofício de Nossa Senhora. Era piedoso esse sacramental. Muitos jovens, moças e moços da Congregação Mariana, ali pedindo a proteção da Virgem Mãe. Sabe que me bate uma saudade imensa?

Num desses dias de preparação, estávamos na sacristia, quando após a reunião, Zizinha nos disse:

- Se alguém quiser fazer a consagração a Nossa Senhora junto com vocês, ainda dá tempo de freqüentar as reuniões. Mas hoje é o último dia para se inscrever. Vou fazer a chamada e, no final, quem souber de alguém que queira entrar, diga o nome dela.

Eu estava sentada logo atrás de Zizinha, respondi “presente” em minha hora e quando ela terminou, veio-me à cabeça um nome tirado assim do nada! E foi só ela dizer:

- Mais alguém?

Eu respondi rapidamente:

- Isaura Pereira!

Esse nome foi anotado e, todos os sábados, na hora da chamada, na frente do nome era o F que ficava registrado. Zizinha, verificando tantos Fs, costumava dizer:

-Essa Isaura Pereira só veio no dia de dar o nome!

Eu me continha, segurando o riso com o maior esforço, toda vez que ela fazia o comentário. Pelo número de faltas, o nome da Isaura fora cortado. E só mais tarde, depois de muitos meses, tive a coragem de contar a travessura para a boa Zizinha.

Zizinha, desculpe-me, tá?

(*) A Pia União das Filhas de Maria é uma associação de moças cristãs que, militando sobre a bandeira de Maria Imaculada, tem por fim evitar o mal e incentivar a piedade cristã, na honestidade dos costumes e na observância dos próprios deveres, mediante a proteção da Virgem Imaculada e de Santa Inês e sob as regras que a Pia União prescreve.

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 16/03/2006
Código do texto: T124214
Classificação de conteúdo: seguro