SEM PREÇO

Penso que olhamos muito para o chão. Andamos por aí, passando ao lado de paisagens inspiradoras o tempo todo e, apesar da proximidade, nem as notamos. Isso porque, para admirarmos as coisas, precisamos ser avisados antes que as admiremos. "Você vai ver que lugar bonito!", "A rua que eu moro é a mais bonita do bairro!". Aí sim percebemos as coisas com outros olhos. Os olhos da admiração.

Quando criança nossos olhos são naturalmente admiradores. O tempo vai passando e nós vamos perdendo essa inocência apreciativa da infância, onde um simples "au-au" é a novidade mais bela e incrível de um mundo.

Acho que devemos nos tornar admiradores naturais. Andar por aí olhando para todos os lados como se o tempo todo tivesse alguém nos falando: "Agora você vai ver! Virando aquela esquina existe a árvore mais bonita que você vai ver na sua vida!". E se ela realmente estivesse ali o tempo todo e você, completamente distraído naquele caminho que você pega todo dia atrasado para o trabalho, nem a tivesse notado?

Já experimentou sair por aí olhando para o céu sem motivos? As nuvens são artistas incansáveis e os raios de sol que as atravessam são as pinceladas mais belas que nenhum homem jamais poderá reproduzir. Pagamos para apreciar quadros em exposições, mas o que nos é dado de graça é ignorado. Talvez, se cada olhada para o céu nos custasse algo, o céu seria o artista mais famoso de todos os tempos. E as pessoas iriam comentar: "Você pagou para ver o céu ontem? Estava impagável, valeu cada centavo!".

Devemos recuperar nosso dom de admirar as coisas naturalmente. Andar por aí como se tudo fosse novidade. Até mesmo as avenidas lotadas de arranha-céus podem se tornar uma grande experiência quando resolvemos olhar por outro ângulo. Olhar para cima, para os lados, para trás (para garantirmos que não perdemos nada!). Se inspirar a cada instante em tudo o que há de belo a nossa volta (e nós nunca tinhamos notado.). Assim, cada saída de casa se tornará uma bela viagem ou uma inspiradora experiência que não tem, e nem deve, ter preço.

Josadarck
Enviado por Josadarck em 11/10/2008
Reeditado em 15/05/2011
Código do texto: T1223175
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.