A Festa dos 500 Anos

A Festa dos 500 Anos

“Era 22 de abril de 1500. Depois de quarenta e quatro dias de viagem, a frota de Pedro Álvares Cabral vislumbrava terra ...”

Quinhentos anos depois, houve muita comemoração na “Terra de Santa Cruz”.

Luzia, nossa irmã primogênita, sempre muito criativa, arranjou alguma maneira de a família Vilela Fonseca também festejar.

Preparamos o material e à tarde do dia 21 de abril de 2000, Sexta-feira Santa, a família estava toda reunida na Fazenda do Pontal.

Três horas da tarde. Solenemente, saímos todos reunidos, em direção ao local combinado: um lugar plano, bonito, perto de uma frondosa árvore.

Ali, primeiramente, fizemos uma prece de agradecimento a Deus. Depois agradecemos a nossos antepassados e aos nossos pais.

Em seguida, cada filho, pela ordem de nascimento, foi colocando em alguns vidros, preparados para esse fim, retratos da família, alguns pequenos objetos, moedas da época e a história de nossa família. Esta cerimônia emocionou pela beleza e simplicidade. Os vidros foram hermeticamente fechados e depois enterrados. Quando eles serão encontrados, só Deus sabe!

Numa cova, mais adiante, foi plantada uma muda de pau-brasil.

Não faltaram os comes e bebes e um gostoso bate-papo.

À tardinha, voltamos à sede da Fazenda. Todos eufóricos, em fila quase indiana, atravessamos o pasto para pegar a estrada principal.

Antônio, na volta, não teve muita sorte, atolando o pé numa bosta de vaca, ainda bem fresca. Reclamou, enquanto limpava o pé e a sandália na grama.

Patrícia, minha sobrinha, com seus quatro aninhos, a tudo observava e quis ser solidária:

-Tio Rodrigues, cê pisou na bosta?

- Pisei, responde-lhe o tio, mal humorado.

- Por que cê não olha?

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 06/03/2006
Reeditado em 24/06/2010
Código do texto: T119421
Classificação de conteúdo: seguro