Que anjinho é esse?

Toda menina tem o sonho de um dia coroar Nossa Senhora. Quando a coroação é mais “chique” , além da coroa e das palmas, há também a grinalda. Os anjinhos levam o balainho com pétalas de rosas e, na hora certa, vão jogando-as, mesmo que aquelas flores caiam em lugar completamente diferente do combinado.

As meninas, ainda pequeninas, são levadas para a coroação, mal aprendem a andar, ou mesmo sem aprender. Muitas até vão carregadas ao colo. A mãe sorri satisfeita, quando a criança não empaca, seguindo os outros anjinhos sem maiores contestações.

Núbia parece um anjinho com seus cabelos encaracolados, olhos azuis e, como não existem anjos como antigamente, a espuletice é seu forte. Durante o dia, ouve rádio, vê televisão e não comparece a nenhum ensaio de coroação. Mas a mãe faz questão que ela se vista de anjo com direito a asa e coroa. É bom para a criança crescer com espírito religioso, diz a mãe, toda orgulhosa.

Ao ser colocada na fila, a menininha recebe as últimas recomendações, fazendo o sinal de concordância com a cabeça.

Começa a coroação. A Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Coroas, enche-se com aquelas lindas e puras vozes infantis. Núbia segue junto ainda com os conselhos maternos na cabeça. Sua boquinha quer ao menos dublar alguma coisa daquela cantoria. Tenta em vão acompanhar o coral. As músicas são todas desconhecidas. Ela não deixou por menos. Aproveitou aquela pausa que os anjos respiravam e soltou a voz. Aí foi o corre-corre da mãe em buscar seu anjinho. O riso foi geral e até o padre achou graça, quando retumbou forte na igreja:

- Ahê, Cowboy viado!

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 04/03/2006
Código do texto: T118688
Classificação de conteúdo: seguro