Envelhecer...

Envelhecer...

Celso Gabriel de Toledo e Silva – Cegatosi

Poeta de Luz – Arquiteto de Almas

Ontem esta pergunta a mim foi feita: [Você não tem medo de envelhecer], confesso que parei por alguns instantes na busca da resposta que esta pessoa precisava ouvir de meus lábios, mas apenas passei idéias e pensamentos do que eu acreditava ser envelhecer e de como conviver com este sentimento.

Sendo assim fiquei a pensar: como responder a uma imensa incógnita como esta. Acredito que nem o mais sábio filósofo seria capaz de ter a resposta correta a esta transformação que a grande maioria das pessoas irão chegar no decorrer da sua existência, pois nem todos estão predestinados ao ciclo de vida completo [nascer, crescer, envelhecer, morrer - naturalmente], quantos ainda não falecem por doença mesmo com todos os avanços da medicina, quantos não falecem jovens em virtude da violência que envolve mais aos jovens, quantas crianças não falecem, sem contar quantos bebes e fetos que nem chegam a este mundo com vida, entre outras tantas situações como um acidente de carro, um tiro acidental.

O que conta realmente é você ter a oportunidade da vida, seja ela breve ou longa, é estar presente neste tempo de existência onde se busca pelo crescer, pelo aprender, e mesmo que por uma minoria, compartilhar o se sabe em prol do que não se sabe, estar ciente que num dia qualquer por capricho do destino, pelo final do seu tempo como habitante neste Planeta irá partir tal como chegou. [cada qual com o seu modo de interpretar e religião]

Somos seres únicos envoltos em completo mistério, nascemos sozinhos [quando a hora do parto chega desejamos sair da proteção ofertada, mesmo que seja antes do tempo ou um pouco depois do tempo, com ajuda ou sem ajuda], crescemos [vivemos, envelhecemos e morremos sozinhos], não esquecendo que se convive com muitas pessoas, ao nascer - pai e mãe, muitos também com seus avós, tios, sobrinhos, muitos com família numerosa, outros com família pequena, outros tantos por vezes nem família, mas que constituirão uma família futuramente ou farão de um ciclo de amizade.

Não deixando de ressaltar que cada pessoa carrega como bagagem suas alegrias, suas dores, vitórias e perdas, conquistas e derrotas, algumas com mais facilidades de assimilação, outros com algumas dificuldades, outros que nunca aprenderão, mas isto é o que conta, a diversidade de relacionamentos, de acontecimentos, de situações, o errar e aprender, o viver.

Portanto deixo como uma visão de vida, que não se deva deixe dominar pelos medos, aprenda a enfrenta-los, principalmente com o [envelhecer], é uma passagem que ninguém tem a formula perfeita, não pense muito além, viva o dia como único, seja feliz e compartilhe felicidade, assim você encontrará para si o mais importante, a sua formula pessoal de vitória e de serenidade para compreender a vida e como envelhecer da melhor forma, principalmente com saúde e dignidade.

CeGaToSí
Enviado por CeGaToSí em 26/07/2008
Código do texto: T1098787
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.