Cap. XIV - São João Del Rei

“O Arraial Novo do Rio das Mortes, que deu origem à cidade, foi fundado entre 1704 e 1705.

Entre 1707 e 1709, a cobiça pelo ouro gera discórdia entre portugueses e paulistas dando causa à Guerra dos Emboabas, um conflito armado que também alcançou as regiões do Rio das Velhas (Sabará), Rio das Mortes (São João del-Rei) e Vila Rica (Ouro Preto).

Em 8 de dezembro de 1713 o arraial alcançou foros de Vila com o nome de São João del-Rei, clara homenagem a D. João V, passando a ser a sede da recém criada Comarca do Rio das Mortes.

O ouro, a pecuária e a agricultura permitiram o desenvolvimento e progresso da vila, elevada à categoria de Cidade a 8 de dezembro de 1838.

São João del Rei participou sempre das decisões mineiras e nacionais. Em 1833 na Sedição Militar de Ouro Preto: em 1842 na Revolução Liberal, e sendo sede do 11°BI - Batalhão Tiradentes, participou das revoluções de 1930 e 1964.

A cidade tem entre seus filhos ilustres:

- Joaquim José da Silva Xavier (o Tiradentes ¬Proto Mártir da Independência e Patrono Cívico da Nação Brasileira); Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira (a heroína da Inconfidência). o presidente eleito do Brasil Tancredo de Almeida Neves, Cardeal Dom Lucas Moreira Neves, Otto Lara Resende, Padre José Maria Xavier (um dos maiores compositores sacros do Brasil), Francisca Paula de Jesus (a "santa" Nhá Chica, nascida em 1808 no distrito são-joanense de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno e que está prestes a ser canonizada pelo Vaticano).”

***

Enquanto Malu e Miguel visitavam a linda Igreja de São Francisco e depois foram ver os túmulos de Tancredo Neves e Dona Risoleta, que ficam no cemitério atrás da igreja, Saulo e eu fomos ao Carmelo pegar umas encomendas de novena e pílulas de Santo Antônio Galvão.

Tiramos algumas fotos, demos umas voltas na cidade e seguimos para Divinópolis numa viagem de duas horas.

(continua)

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 05/07/2008
Código do texto: T1066686
Classificação de conteúdo: seguro