Cap. X - O Sítio do Rodrigo

À tardinha, nos tradicionais lares mineiros, não pode faltar o café com leite e quitandas. Sentados em bancos ao redor de uma grande mesa, saboreamos pães de queijo e bolo de fubá carinhosamente feitos por Sandra.

O Sítio Dona Lúcia foi adquirido por Rodrigo no princípio desse ano e ainda está em reformas e várias adaptações estão sendo feitas.

Ele possui algumas curiosidades. Ao lado, preserva uma casinha bem pequena de adobe com um rústico reboco caiado e chão batido. Rodrigo pretende fazer ali um pequeno museu. Como ele é historiador, valoriza muito as coisas antigas e está com o maior xodó com este imóvel centenário.

No terreno passa um córrego que em seu trajeto faz trabalhar um moinho, onde aquele par de pedras, a mó, transforma em fubá os grãos de milho.

Tem pomar, tem laguinho e tem paiol. A horta precisa ser reativada. O jardim é ornamentado de rosas, hortênsias, dálias e outras flores mais. A cana já foi cortada e mandada para o alambique.

Uma pequena gruta guarda Nossa Senhora da Rosa Mística.

O Leão é o cachorro-guardião que, dia e noite, ali fica de plantão.

Enfeita o cenário a grande Serra de São José que separa o sítio da cidade de Tiradentes.

***

Chegou a noite. Na roça, as pessoas dormem cedo. O silêncio é grande e dá para ouvir o canto dos grilos. Estávamos mesmo precisando de um repouso assim!

(Veja a malu no Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=P7cn4AcAoR0)

(continua)

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 29/06/2008
Reeditado em 30/06/2008
Código do texto: T1056255
Classificação de conteúdo: seguro