Cap. IX - Cel. Xavier Chaves

De Congonhas partimos para o sítio do Rodrigo que fica na cidade de Cel. Xavier Chaves, batizada pela população com o cognome de Coroas.

Lá nos esperavam Sandra e Rodrigo com um almoço bem mineiro e bem gostoso: arroz, feijão, frango, legumes e salada de verduras.

Um suco de laranjas, colhidas no quintal, antecedeu ao nosso almoço.

Rodrigo precisou voltar para Belo Horizonte, mas antes nos prestigiou com algumas músicas ao piano, não faltando a minha preferida “Eu Não Existo Sem Você” composição de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

Fomos com Carminha, tia de Sandra, conhecer uma portuguesa que mora em Coroas, a Sra. Ausenda. Ela, uma elegante senhora de 89 anos, trabalha divinamente com artesanatos. Pena que, no dia, ela não tinha nenhum disponível para venda. Ausenda ficou muito feliz em conversar com o patrício Miguel.

Aproveitamos para mostrar a pequena, mas linda cidade, para Malu e Miguel.

“A pequena cidade de Coronel Xavier Chaves remonta ao povoado de Mosquito, que se desenvolveu a partir de uma antiga fazenda pertencente ao coronel Francisco Rodrigues Xavier Chaves, bisneto da irmã mais nova de Tiradentes, Antônia Rita da Encarnação Xavier. Desejoso de ver o progresso chegar à região, o coronel doou parte de sua propriedade e fez nascer ali um pequeno povoado no início do século XIX. Ergueu o primeiro sobrado e a seguir ajudou os filhos a construir suas próprias casas.

De lá para cá, o povoado recebeu várias denominações.

O forte de sua economia é a atividade agropecuária, mas Coronel Xavier vem se revelando uma boa opção de turismo na região dos Campos das Vertentes. A antiga capela e seus sobrados, a paisagem natural e suas cachoeiras, o artesanato e a hospitalidade de sua gente atraem visitantes e turistas de várias partes do país.”

Visitamos o Engenho Boa Vista, que pertenceu ao irmão mais velho de Tiradentes, o padre Domingos da Silva Xavier, que produz excelente cachaça do mesmo modo que há duzentos anos. O alambique é considerado pela Embratur o mais antigo do Brasil em funcionamento.

A Capela de Nossa Senhora do Rosário fica bem no centro da cidade.

Segundo tradição oral, a Capela de Nossa Senhora do Rosário pertencia aos escravos da antiga Fazenda do Mosquito. Construída por volta de 1717 em alvenaria de pedra (deixada à vista, recentemente, com a retirada do reboco), a capela apresenta elementos típicos da arquitetura colonial.

A Matriz de Nossa Senhora da Conceição foi construída em 1920 em estilo neo-gótico. Ao longo dos anos, sofreu algumas alterações, sobretudo em seu interior.

Elegantes sobrados do século passado mantém preservada a paisagem urbana.

(Vejam a Malu no Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=P7cn4AcAoR0)

(continua)

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 28/06/2008
Reeditado em 29/06/2008
Código do texto: T1055624
Classificação de conteúdo: seguro