Cap. VI - Mariana

Barriguinha cheia, pé na estrada!

Continuamos nosso passeio, seguindo para Mariana que fica a doze quilômetros de Ouro Preto.

"A história de Mariana, primeiro município de Minas Gerais, está ligada à busca por ouro. No século XVII, bandeirantes paulistas liderados por Salvador Fernandes Furtado de Mendonça e Miguel Garcia da Cunha acharam ouro em um rio batizado de Ribeirão de Nossa Senhora do Carmo.

Às margens do ribeirão cresce um povoado, batizado de arraial de Nossa Senhora do Carmo (1696), que desenvolveu e se tornou um dos principais fornecedores de ouro para Portugal. Não demorou muito para se tornar a primeira vila criada na capitania. Em 1745, por ordem do rei D. João V, foi nomeada Mariana em homenagem à sua esposa, a rainha Maria Ana D'Austria. Na mesma época se tornou sede do primeiro bispado de Minas, trazendo Dom Frei Manoel da Cruz, que viajou por quase um ano do Maranhão até chegar a Mariana. Por ser centro religioso do Estado e por sua função estratégica no jogo de poder do ouro, devia ostentar uma imagem condizente. Por isso, a cidade foi uma das primeiras projetadas no Brasil, com a intervenção do projetista José Fernandes Alpoim.

Mariana, que nasceu pelo mito do el-dourado, sendo inclusive a primeira capital de Minas Gerais, viu seu patrimônio ser abandonado, quando perdeu tal título à cidade de Ouro Preto, até que em 1945, foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico como monumento nacional. Suas ladeiras e casario guardam traços da arquitetura colonial do século XVIII. Um atrativo de valor cultural inestimável se encontra na Catedral Basílica da Sé: um raro exemplar do órgão ARP SCHNITGER - construído em 1701 e que ainda proporciona, aos domingos, belíssimos momentos de boa música.

Pertence à Trilha dos Inconfidentes e ao Circuito Estrada Real."

Não poderia deixar de citar aqui o nome de Dom Luciano Mendes de Almeida que foi o 4º arcebispo de Mariana e que foi sucedido por Dom Geraldo Lyrio Rocha.

Resolvemos seguir para Congonhas e lá pernoitar. Vamos lá, pessoal!

(Vejam a Malu no Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=P7cn4AcAoR0)

(continua)

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 27/06/2008
Reeditado em 28/06/2008
Código do texto: T1054438
Classificação de conteúdo: seguro