Cap. V - Ouro Preto

Miguel quis saber a razão do nome Ouro Preto para esta cidade. Contei-lhe a história das "sementes negras".

"Corria algum dia entre 1693 e 1698. Não se sabe ao certo quem descobriu a primeira pedrinha de ouro. Provavelmente a expedição era comandada por Duarte Lopes. Naqueles idos, bandeirantes serpenteavam as montanhas de Minas em busca da lendária Serra de Sabarabuçu, relatada pelos índios. Eram homens rudes, pois as adversidades assim exigiam, mas não perdiam a sensibilidade para reconhecer o fausto. Tanto é assim que nosso anônimo descobridor decerto ficou curioso com as pedrinhas escuras encontradas, enquanto escarafunchava o rio Tripuí (água veloz, em tupi). Ouro negro, eclipse de um sol de mais puro quilate, encoberto por uma camada fina de óxido de ferro.

A amostra chegou ao Rio de Janeiro, aos olhos do governador, que já havia recebido outras anteriores das minas de Itaverava. Constatado seu valor deu-se início à corrida. A fábula povoou a imaginação de aventureiros, que se introduziram nas matas num sobe e desce em busca de uma referência para a glória, um pico chamado Ita-corumi (pedra-menino), hoje Itacolomi. Aos seus pés estavam as tão sonhadas minas.

A Bandeira de Antônio Dias em 1698 foi a primeira a chegar. A fundação de um primitivo arraial se deu no morro de São João, onde também foi celebrada a primeira missa pelo padre João de Faria Fialho. Um grupo relativamente pequeno, que depois se multiplicaria aos milhares."

Ouro Preto foi a segunda capital de Minas Gerais. Em 1897, houve a mudança da capital mineira para Belo Horizonte.

Foi decretada Cidade Monumento Nacional em 1933 e, em 1980, a Unesco a declarou Patrimônio Cultural da Humanidade.

(Vejam a Malu no Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=P7cn4AcAoR0)

(continua)

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 27/06/2008
Reeditado em 28/06/2008
Código do texto: T1054086
Classificação de conteúdo: seguro