Cap. IV - Ouro Preto

Chegando à Casa dos Contos, Miguel deu uma verdadeira aula, segundo relato do Saulo, para outros visitantes também turistas, sobre diversos instrumentos ali preservados.

Malu sentiu dores nas pernas, porque em Ouro Preto tem muita subida e no próprio Museu tivemos que passar por muitas escadas, por isso não fomos à Casa dos Contos.

“A Casa dos Contos é um dos mais amplos e belos monumentos do barroco mineiro. O prédio foi construído entre 1782 e 1784 para sediar a Casa dos Contratos e serviu de residência para o arrematante dos contratos dos dízimos e entradas, João Rodrigues de Macedo, uma das maiores fortunas da colônia no século XVIII.

Em 1789, parte do edifício foi alugada para aquartelar a Companhia do Esquadrão do Vice-Rei, presente na então Vila Rica para reprimir a Inconfidência Mineira. Alguns de seus aposentos alojaram os réus ilustres da conspiração, entre eles: Álvares Maciel, Padre Rolin, Luiz Vieira da Silva e Cláudio Manuel da Costa, que morreu nessa casa.

João Rodrigues de Macedo contraindo uma grande dívida com a Real Fazenda foi obrigado a alugar, em 1793, o piso térreo da residência para o governo. Assim iniciou-se a transferência da Junta de Real Fazenda e da Intendência do Ouro para o local, que passou a ser denominado de a Casa dos Contos.

Em 1803, sobreveio o definitivo sequestro do imóvel pelo Real Erário graças à inadimplência do contratador. Em 1820, a Casa dos Contos sofre reformas para abrigar a Casa de Fundição do Ouro e, em 1844, é instalada a Secretaria da Fazenda Provincial junto à Delegacia do Tesouro do Império.

Com a mudança da capital mineira para Belo Horizonte, em 1897, o prédio passou a ser ocupado pelos Correios, Caixa Econômica e posteriormente pela Prefeitura de Ouro Preto.

O Ministério da Fazenda retoma o prédio em 1973, quando inaugurou o museu, o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro e instalou a agência da Receita Federal de Ouro Preto.”

Enquanto estávamos descansando, saboreando uma cervejinha, passou por nós um estudante da Universidade Federal de Ouro Preto em processo de “trotes” que são famosos, não na Universidade, mas no interior das Repúblicas.

Os trotes acontecem ao longo de um período médio, que varia entre 4 a 8 meses, chamado de “batalha”. Eles variam de acordo com as repúblicas como por exemplo: o apelido é obrigatório; carregar uma placa de papelão, em tempo integral, com o seu apelido e nome da república e muitos outros.

Depois fomos almoçar num Restaurante cheio de glamour com lindas obras de arte!

(Vejam a Malu no Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=P7cn4AcAoR0)

(continua)

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 27/06/2008
Reeditado em 28/06/2008
Código do texto: T1054038
Classificação de conteúdo: seguro