DIFÍCIL

Li que muitos argentinos têm, digamos, inveja do desenvolvimento do Brasil e do equilíbrio do Presidente Lula na condução do governo. Não quero falar mal do Presidente, muito menos do país, mas somente argentino pra fazer tal comparação.

Acompanho pela imprensa a desenvoltura de Maluf em sua tentativa para ser Prefeito e sei de seus bons índices nas pesquisas de opinião. Também não vou falar mal do Maluf, inclusive porque o Collor é Senador da República e nosso Zé Dirceu foi Chefe da Casa Civil.

Aqui, a imprensa enaltece o gesto de um Vice-Governador que, às escondidas, grava conversa pessoal com importante Secretário de Estado e repassa a fita para a Oposição. Fazem uma pesquisa e consta que grande parte dos pesquisados aprova a façanha cívica. Não quero falar mal do Vice, do Secretário, da Imprensa e dos pesquisados, mas fico com a ligeira sensação de que tem algo errado neste entrevero.

Poderia falar da França, Estados Unidos, Morro da Providência, Raposa Serra do Sol, mas continuaria a não entender algumas situações e atitudes. A ética e a política romperam com a filosofia, salvo naquele sentido que um amigo definia, quando bêbado: “filosofia, como o próprio nome diz, é a opinião de cada um”.

Acabo de ler entrevista da cantora Cyndi Lauper, na qual declara que tentou ser gay, mas infelizmente não conseguiu: “Fiquei mui mal quando percebi (que não era a dela)”. Nem dá pra dizer que é modinha da nova geração, porque Cyndi é veterana. Claro, ela tem conexões familiares com o meio, a irmã é lésbica, tudo bem. Mas não compreendo o porquê de ela ter ficado chateada: ser hétero não é proibido, ao menos no Brasil (não li o Diário Oficial de hoje).

Poderia citar Camões, AO DESCONCERTO DO MUNDO, mas vou de Fernando Pessoa: “Nasce um deus. Outros morrem. A Verdade nem veio nem se foi: o erro mudou. Temos agora uma outra Eternidade, e era sempre melhor o que passou. Cega, a Ciência a inútil gleba lavra, Louca, a Fé vive o sonho do seu culto. Um novo deus é só uma palavra, não procures nem creias: tudo é oculto”.

José Pedro Mattos Conceição
Enviado por José Pedro Mattos Conceição em 24/06/2008
Código do texto: T1049767