Cap. I - Sonhando Acordada!

- Acorda, Fernanda!

- Deixe-me sonhar. Estou preparando a festa para a Malu e o Miguel.

- O que é isso, Fernanda? A festa já aconteceu! E o casal de pombinhos já foi embora!

- O quê? Ai! Deu-me um nó na garganta e um aperto no coração! Tanto que eu sonhei com esse dia e tudo já aconteceu? Não pode ser!

Desde que Malu marcou a data de sua vinda com Miguel, eu não faço outra coisa a não ser pensar o que fazer para agradá-los. De repente, tudo terminou...

Vou fechar os olhos e sonhar novamente. Quem sabe acontece um replay que vai adoçar e encher meu coração de alegria!

***

Dia doze de junho, meu filho, Saulo, e eu fomos esperar Malu e Miguel no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte - Tancredo Neves, também conhecido como Aeroporto de Confins que se localiza na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no município de Confins e é um dos mais modernos do Brasil.

Foi com grande emoção que fiquei de plantão com a mensagem “Malu e Miguel, sejam bem vindos!” Primeiro chegou Miguel vindo de Lisboa e mais tarde foi a vez de Malu, vindo de Santa Catarina. Nossos amigos foram identificados logo de cara, claro!

Fomos para casa descansar pois o dia seguinte prometia muitas surpresas!

***

Dia treze mostrou-se um dia bonito com sol bem quente! Fomos almoçar na casa da Zezé, minha grande amiga.

E quem encontramos lá? A Celina e a Ceres do Recanto. Também foi conhecer os meus amigos uma outra amiga de longa data, a Vitória. Muitos abraços, beijos, sorrisos e lágrimas de emoção! Tiramos fotos e conversamos muito! Queríamos usufruir aqueles sagrados momentos em toda a sua amplitude.

Zezé, a anfitriã, com uma alegria contagiante, a todos servia cerveja, vinhos e sucos!

O almoço bem mineiro, com um cheirinho tentador, nos convidava a dar uma pausa nas prosas e partir para o ataque. Arroz, feijão, costelinha de porco, angu e couve, menu que fez a gente pecar por gula! Tanto comemos que quase não reservamos lugar para a sobremesa que foi um delicioso pudim de leite condensado.

À tardinha, fomos conhecer a Igreja São Francisco de Assis, também conhecida como Igreja da Pampulha, localizada nas margens da Lagoa da Pampulha. Foi concebida pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

"O projeto, com suas linhas arrojadas, é considerado um marco da arquitetura moderna brasileira e tornou-se um importante símbolo da capital do Estado.

Decorando o exterior da Igreja há na fachada um Painel de Azulejos, em tons azuis, de autoria de Cândido Portinari (1903-1962), evocativo à São Francisco de Assis, o Santo protetor dos animais.

No interior - confessionário, batistério, coro, púlpito e nas bancadas laterais - existem outros Painéis de Azulejos criados por Portinari.

Nas laterais da Igreja, fazendo parte do telhado, há Painéis de Pastilhas, abstratos, do artista Paulo Werneck (1907-1987).

Os jardins que circundam a Igreja foram projetados por Burle Marx (1909-1994).

Uma ocorrência inusitada aconteceu após o término da construção. As autoridades eclesiásticas não permitiram, durante muitos anos, a consagração da Igreja, porque chocadas pela forma nada ortodoxa da construção, bem como contrariadas pelos desenhos, com temas religiosos, do pintor modernista Portinari."

***

Depois só uma caminha para um bom descanso!

(Vejam a Malu no Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=P7cn4AcAoR0)

(continua)

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 21/06/2008
Reeditado em 28/06/2008
Código do texto: T1045268
Classificação de conteúdo: seguro