PLANETA ORKUT

O planeta Orkut é tão real como qualquer outro do nosso sistema solar. Creio nele como acredito piamente na existência de Saturno, com seus anéis e tudo, embora só o conheça por livros e fotos. Tal como a Terra, a superfície de Orkut é acidentada, com força gravitacional maior, por isto que seus nativos movimentam-se mais pesadamente. Os habitantes de Orkut dividem-se em três grandes grupos : os que estão de tal forma enraizados que não reconhecem mais a vastidão do universo; os que estão a passeio, tendo apenas demarcado o quintal, indiferentes à vida planetária, e os que transitam com mais facilidade entre as diferentes esferas de vida, com um pé firme na Terra e o outro escorregando na fantasia. O nativo de Orkut é um tanto nebuloso, como direi...virtual. A vantagem do orkutiano é que ele pode escafeder-se a qualquer hora, deletar indivíduos sem sofrer sanção penal, dar-se ao luxo de responder perguntas quando quiser ou quedar-se mudo como uma abóbora. Mais complicada é a vida dos terráqueos, em que as comodidades não são tão grandes. Cada planeta tem suas regras e peculiaridades, ainda que muitas vezes seja difícil distinguir. Talvez, na Terra, haja um perigoso excesso de fantasia. Orkutissei por aqui após a grande explosão, quando se formou o planeta há quase 5 anos. Falava-se outra língua, os movimentos eram mais lentos, com poucos recursos para sobreviver. Havia comunicação febril, mas nem tanta diversidade. Os orkutianos eram mais autênticos, mas fakes e aventureiros sempre existiram e existirão. É da alma galática. No início, era maior o afã de conhecimento virtual; hoje, tal como no planeta Terra, aumenta o número dos que “Só adiciono quem conheço”: a colônia espacial incorpora o espírito dos colonizadores. Mas o homem conquistou a dimensão virtual para expandir-se em mundos diversos e, aqui, muitos veraneiam regularmente: clima agradável e vizinhança simpática. Anda-se à vontade e só se revelam os melhores momentos. Vale a viagem.

José Pedro Mattos Conceição
Enviado por José Pedro Mattos Conceição em 01/06/2008
Código do texto: T1014452