LIBERDADE OU PRISÃO MAIS CONFORTÁVEL?
Valéria A Gurgel
Sim, toda liberdade tem um preço! Muitos não estão dispostos a pagar. O preço pode ser caro demais e custar a RESPONSAB$L$DADE.
Os que se recusam a pagar por ela, são geralmente os que passam uma vida inteira tentando se livrar dos entraves para seus próprios interesses. E sofrem à duras penas, as consequências drásticas por alimentarem vidas doidivanas.
Tentam negociar ou renegociar a própria paz pela adrenalina vivida em cada minuto de turbulências emocionais, ou por cada centímetro circular de mentes quadradas, que transitam nos labirintos confusos da mente, curtindo a vida adoidado, sem jamais encontrarem o oásis da alma.
Não entendem que a Liberdade não é mercadoria exposta nas vitrines da moda imediatista do momento. Tentam conseguir a Liberdade com mosquetão ou escalando sempre o mesmo degrau dos prazeres, a todo custo. Não, não subirão de padrão. Liberdade não é Status Social vestida de púrpura e postada no feed de suas redes!
Ao que parece, a Liberdade anda virando moeda de câmbio de grande valor comercial no cenário das emoções e dos interesses pessoais!
Trocam-se facilmente a Liberdade de escolha, pela aceitação, ou por qualquer voto, de confiança, de crença inabalável, fanatismos, demagogias políticas, por promessas vãs, ou até mesmo pela própria falsidade expressiva do ser.
Troca-se Liberdade pela falta de ética, pela falta de pudor, de respeito, de sinceridade, até mesmo pela estética de corpos esculturais!
Há quem troque a Liberdade do próprio pensamento e sua individualidade, de poder ser quem se é.
E assim, o que fazer com essa tal Liberdade que anda esvaindo-se de nós, perdida por falta de dignidade e sinceridade dos seres humanos, para com eles mesmos, por não saberem quem realmente são, o que realmente desejam e precisam para evoluir na senda da vida.
Há liberdade vendida por valores baixíssimos! Pelo direito sobre o próprio corpo, por relações tóxicas e enfermiças. Pelo simples e valioso direito de se dizer não, de impor limites...
Troca-se a Liberdade de ir e vir por uma mansão em condomínio de luxo, por um celular de última geração, por um carro zero quilometro!
Às vezes, essa tal Liberdade é adulterada, ou é apenas ilusão. Liberdade X Vícios ou a Liberdade X Sacrifícios. A Liberdade tem sede, tem fome, ela mendiga um mero pedaço de pão!
Ainda que exista quem compre, quem venda ou troque esse direito à Liberdade que é e deveria ser o direito de todo ser humano de bem e de todos os animais, ainda existe uma realidade que poucos aceitam ou desejam entender, mas ela é real.
A LIBERDADE se tornou peso de medida equivalente à RESPONSAB$L$DADE
Sigmund Freud já constatava o porquê da maioria das pessoas não quererem na íntegra serem livres, pois há Liberdades que envolvem Responsabilidade e muitos têm medo dela!
Muitos sequer entendem para que serve ser livre. Por isso aceitam calados uma vida inteira de prisioneiro, basta que a prisão seja mais confortável!
Ou mudamos o padrão de pensamento, amadurecemos e passamos a amar mais o crescimento que o conforto, ou a Liberdade seguirá espremida em um canto da prisão. Desde que o ar-condicionado esteja ligado, o wi-fi funcionando bem e uma boa série no Netflix rolando na tela para distrair a atenção.