Votei no segundo turno das eleições municipais
No Brasil por ser um país democrata há eleições diretas desde 1º de março de 1894, quando foi eleito o Presidente Prudente de Morais. O Brasil tinha na época 15.400.00 milhões de habitantes, sendo um milhão e ciquenta mil eleitores, e apenas 356 mil votaram porque o voto não era obrigatório. Prudente de Morais obteve 290.883 mil votos. Dentre os candidatos estavam Afonso Pena, José Cesário de Faria Alvim e Rui Barbosa.
Neste ano de 2024 está acontecendo eleições municipais em todos os 5.569 municípios do país. As eleições do primeiro turno ocorreram em 06 de outubro. E nas cidades com mais de 200 mil habitantes onde nenhum dos candidatos atingiu a maioria absoluta dos votos, ocorrerá o segundo turno. Em 51 munícipios haverá segundo turno, sendo 15 capitais incluindo Goiânia onde resido desde o ano de 1971.
Lembro-me que a implementação da urna eletrônica começou nas eleições municipais de 1996 em 57 municípios do pais, incluindo 26 capitais e cidades com mais de 200 mil habitantes, sendo que 32 milhões de eleitores votaram pela primeira vez incluindo eu. Hoje todas as cidades têm urna eletrônica. O voto é obrigatório desde a Constituição de 1988 para brasileiros maiores de 18 anos, exceto para quem tem entre 16 e 18 anos, maiores de 70 anos ou analfabetos.
Hoje, 27-10-2024, levantei-me da cama por volta das 05:00, fui no banheiro escovar os dentes e lavar o rosto. A seguir fui para a cozinha passar um café e ferver um pouco de leite, e tomei um pingado e comi um pãozinho francês com margarina e 02 fatias de pão integral. Liguei o notebook para ler algumas notícias e atualizar os meus blogs com novas postagens. Pelas 08:00 desliguei o notebook, vesti uma caça jeans e uma camisa cor azul social e calcei um tênis, peguei o meu título de eleitor e rumei a pé a uma escola municipal distante uns 700 metros para votar. No caminho encontrei alguns vizinhos que também estava indo votarem. Devido a votação em um só candidato não havia fila, e votei rapidinho. E cumpri o meu dever de cidadão!
Goiânia, 27-10-2024
(Do meu livro de crônicas, em revisão)