INIMIGO OCULTO
Valéria A Gurgel
Todos tememos o inimigo. O que menos desejamos na vida é termos inimigos. Porque sabemos o quanto ele pode nos fazer mal. Afetarnos fisicamente, emocionalmente, trair, dar prejuízos, caluniar, ofender, maldizer, maltratar...
Há quem afirme com total certeza não possuir inimigos. Sim, pode até ser verdade. Quantas vezes ofendemos o outro, prejudicamos o outro sem percebermos a intensidade do ato cometido. O dito popular confirma; "pimenta é refresco nos olhos dos outros!"!
Em se tratando desse inimigo externo que nem nos damos conta possuir, pode até ser que passemos uma vida inteira sem reconhecê-los! Ainda que possa habitar nossa própria casa, viver ao lado, ter o mesmo sangue, ou até ser aquele com quem compartilhamos a nossa própria cama e o mesmo pão.
Inimigo que caminha lado a lado e sequer sonhamos existir.. Esse inimigo que nos sorri, que nos beija e abraça e senta na mesma mesa, mas que no fundo não está feliz ao nos ver felizes.
Esse é o tipo de inimigo que se diz amigo e dele nos fazemos confidentes, confiamos nossos dissabores, conquistas, perdas e ganhos. Compartilhamos alguns segredos, experiências e de repente somos brutalmente atacados pelas costas, ou seja, simplesmente traídos.
Mas há um inimigo de grau pernicioso e mortal, de maior periculosidade que todos os já citados acima. É o inimigo interno.
Esse literalmente nos envenena. Ele nos rouba a nossa paz. A auto confiança, a alegria de viver, destrói a nossa auto estima, ele nos impede de seguir adiante.
Ele fala baixinho, mas a gente escuta, dá ouvido a ele. E chega a comandar nossos desejos, mata nossas ilusões e procrastina nossas ações, mas confiamos plenamente nele. E ele ganha poder e vai nos matando lentamente...
Um inimigo soberano, que dita regras e ainda acreditamos que ele tem toda razão!
Só existe duas formas de resolvermos esse dissabor:
Fazendo as pazes com esse inimigo interno ou nos tornarmos surdos!
Há uma passagem bíblica que diz: "Reconcilia-te com teu inimigo enquanto é dia"
Khalil Gibran também sinalizou um sábio conselho;
-"E disse o divino:
-Ame a seu inimigo!
E eu obedeci e amei a mim mesmo"!
www.valleriagurgel.com
@valeriacristinagurgel