EQUILÍBRIO BASE DE SUSTENTAÇÃO
Valéria A Gurgel
O viver exige diariamente enormes desafios. Somos testados a cada segundo. E as provas chegam sem aviso prévio.
Como é difícil sermos inteiros, sermos únicos, sermos nós mesmos. quando o mundo nos incita a sermos outros... Sermos cópias, muias vezes cópias baratas, desequilibradas, grosseiras, arrogantes, ou bem falsificadas!
Tantos outros desajustados nos tornamos ao longo da vida que nossa verdadeira identidade vai perdendo a sustentação, a autenticidade e a confiabilidade humana.
Se refletirmos, somos como meras ovelhas clonadas, todas iguais, produzidas ao mesmo tempo em série, numa expectativa de perfeição embutida, numa falsa idolatria enlatada, aquela que parece, mas não é, a famosa amostra grátis, pra inglês ver!
Porque a grama do outro é sempre mais verde! A vida do outro é sempre melhor, mais fácil, mais interessante. A família do outro é sempre mais feliz que a nossa e por aí vai...
Até que amadurecemos o suficiente para não acreditamos em falsas ilusões!
Ninguém é perfeito! Ninguém está cem por cento pronto. Perceber isso já é um bom indício de crescimento. Essa busca pela plenitude é diária , incessantemente desgastante e exige força centrípeta, para dentro do eixo central. Só assim se pode conquistar o almejado equilíbrio.
Muitos sequer se dão conta de que a vida é caminho,. Passo a passo , lentamente, um dia de cada vez. Se correr, se cansa. Se parar, se perde a coragem. Prosseguir sem jamais desistir.
Viemos para caminhar, não por linhas retas, mas em espiral, em busca do auto conhecimento para alcançar a evolução. Paciência e compaixão são palavras de ordem, quando estamos quase no topo, decai-se, volta-se ao inicio.
Tomadas de decisões mais acertivas são necessárias, pesar na balança da existência nossas escolhas, para não temermos as drásticas consequências delas.
Ser leve sem ser vazio.
Ser forte, reconhecendo as fragilidades.
Ser bom , sem se cobrar tanta perfeição.
Ter um raciocínio lógico sem perder a empatia.
Ter atitude, sem ser impulsivo.
O pêndulo da balança do equilibrio é conhecido pelo nome de Sabedoria.
Site Literário:
www.valleriagurgel