DIA DE MONTAR A ÁRVORE 🎄14 de Dezembro

 

O tempo passa rápido, acho até que sou uma pessoa de sorte, porque a minha saudável infância, ainda mora feliz dentro de mim.

 

O motivo da minha família armar a árvore de Natal🎄no dia 14/12, confesso que não me lembro. Começava no final de Outubro, a saga das lojas no Saara logístico aqui no Rio de Janeiro.

 

Quando criança, as lojas pertenciam aos libaneses, portugueses, arábes, italianos e alguns poucos asiáticos, hoje em dia praticamente pertencem aos resistentes patrões das kaftas, kibes, esfihas, tahine, pistache, nozes, doces folhados e, um mar de coreanos, chineses e japoneses...dá-lhe lojas de R$1,99 SQN (só que não) porque tá tudo caro, mas, um bom garimpo e gastação de sola de sapato ou, da borracha das sandálias havaianas, dá comprar decoração de Natal, lembrancinhas etc...🎅🌲⛄❄️❇️🌸 num preço módico.

 

Minha saudosa avó materna Maria de Jesus, cozinhava para um batalhão, sendo de seis pessoas a família toda 🤣😂 não fujo a regra, tampouco fez isso a minha saudosa mãe Maria de Lourdes. Podia se ter um pé de meia cerzido, mas, comida, livros📚🎓 e estudo sobrava. A vila em Laranjeiras, onde a gente morava, era pura festa.

 

O cardápio não fugia muito da comida portuguesa e em alguma travessa, elas também serviam comida libanesa, porque a minha avó era portuguesa e, o meu avô materno Albino era libanês, mas, eu não o conheci, minha avó ficou viúva aos vinte anos e casou de novo com um português, que se tornou meu padrinho, no fundo...vôdrinho José Coelho de Siqueira 🤣😂 que me adorava.

 

Exceto o meu pai Moacyr que era ateu, mas, adorava todo esse movimento, missa das cinco da tarde na igreja em Laranjeiras, próximo ao Corcovado e, antes da Igreja de São Judas Tadeu, era de lei. A gente adorava.

 

A árvore de Natal 🎄 do ano, sempre ganhava novas ou mais decorações e, o presépio era lindo e, sempre se colocava mais luz, mais animais, anjos e tudo mais com significado. Amo tudo isso.

 

Hoje somos quatro, eu Mozão, minha irmã que é mais nova e, o marido dela. Eu e o meu Mozão Sergio amamos tudo isso, meu cunhado é ateu ou agnóstico e, a minha irmã primeiro foi católica, depois buscou outras religiões, de alguns anos pra cá passou a ser evangélica, cada um segue o que lhe faz bem e, respeito sempre. Agora as coisas não são iguais, mas, eu sigo cozinhando, minhas rabanadas são famosas (receita simples portuguesa da vovó), comprando coisinhas se for possível, não esqueço de Deus, Cristo, Espírito Santo, fraternidade e alegria, mantendo o respeito pela minha minúscula família. Claro...montaremos a árvore no dia 14/12🎄🎅🌸🌿🙏. Ah! Mozão Sergio me chacoalhou a memória 🤣😂14/12 era o dia de aniversário do meu pai🤣😂 tô véia 🤣😂

 

Desejo que o Natal 🎄🤶🔔🎅🦌🦃🎁🙏🎼🌿🕊️de vocês, vire crônicas verdadeiras e, que lhes faça um bem danado relembrar. Adoro vocês amigos e leitores queridos, desde já e, mais vezes ainda🤣😂 Feliz e abençoado Natal! 🎼🎶🎅🎄🌸🌿🙌✌️🙏🍷💋💋

Cristina Gaspar
Enviado por Cristina Gaspar em 27/10/2024
Reeditado em 03/11/2024
Código do texto: T8183094
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.