Espírito de Natal

(Texto publicado no Jornal O Popular com cortes, seção Cartas dos Leitores, Goiânia, Goiás, 24-12-94).

No mundo predominam as religiões cristãs. Entre as religiões cristãs temos o catolicismo e o protestantismo. O Cristianismo é baseado nos ensinamentos de Jesus Cristo e tem como livro sagrado a Bíblia, que é dividida em Velho e Novo Testamento.

No dia 25 de dezembro os cristãos em todo o mundo comemoram o nascimento de Jesus Cristo, dia esse denominado de Natal. Jesus Cristo, conforme as profecias do Velho Testamento é o Filho unigênito de Deus, que veio ao mundo para mostrar o caminho, a verdade, e a vida – o Salvador.

O último profeta bíblico foi João Batista, e quem batizou Jesus Cristo nas águas do Rio Jordão; foi quando Jesus, aos 30 anos de idade, recebeu o Espírito Santo para cumprir a sua missão aqui na Terra; escolheu os seus doze discípulos e saiu em peregrinação a semear o amor, a paz, e a fazer milagres.

Jesus dizia: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida” (João 8:12). O povo blasfemava, queria provas e pedia a Sua crucificação (morte na cruz), que era a pena máxima aos malfeitores da época. Jesus foi preso, escarnecido e crucificado aos 33 anos de idade nos festejos da páscoa, ao lado de dois ladrões, com uma coroa de espinhos e uma epígrafe que dizia: Rei dos Judeus.

Segundo as Escrituras Sagradas, Jesus ressuscitou no 3º dia, foi recebido no Céu e assentou-se à direita de Deus Pai. Jesus deixou dois mandamentos no Novo Testamento, que são: 1º. “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento”; 2º. “Amaras o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22: 37 e 39). A vida de Jesus Cristo marcou a humanidade, e dividiu a história em antes e depois de Seu nascimento.

Natal é nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo, simboliza fé, esperança e caridade; é época de dar e receber presentes, de acolher o próximo como a si mesmo. É época também de reflexão, em que as pessoas estão mais propensas ao amor fraternal – à solidariedade. Que esse espírito de Natal permaneça nestas pessoas todos os dias do ano. (O Brasil é um país cristão). Desejo a todos um feliz Natal e um próspero Ano Novo, de muitas realizações!

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 05/04/2017
Reeditado em 05/04/2017
Código do texto: T5962417
Classificação de conteúdo: seguro