442 Pesquisa sobre a LGBTQIA+

Um amigo meu que mora há 20 ano em Dublin, Irlanda, país da Europa localizado na ilha homônima e que ocupa cinco sextos da mesma, ligou para mim perguntando se eu tinha virado gay. Eu lhe respondi que não, mas todos os nossos colegas da Faculdade viraram gays.

Eu disse a ele que conforme uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2019, pelo menos, 2,9 milhões de brasileiros se declaram homossexuais ou bissexuais, número que equivale a 1,8 % da população adulta; que entre as pessoas de 18 anos ou mais, 1,2% se declararam homossexuais; 0,7% bissexuais; 1,1% não sabiam sua orientação sexual; 2,3% não quiseram responder, 0,1% declararam outra orientação sexual; que 3,6 milhões de pessoas não quiseram responder; que a população de homossexuais ou bissexuais é maior na classe mais alta; que entre os jovens de 18 a 29 anos, 4,8% se declararam homossexuais e bissexuais, 2,1% não souberam responder, e 3,2% não quiseram dar informação.

Finalizei lhe dizendo que a região do Sudeste apresentou a maior quantidade de pessoas que se declararam homossexuais ou bissexuais, 2,1%; e os estados nordestinos, 1,5%; que a capital com maior índice é Porto Alegre, com 5,1%, seguida por Natal 4% e Macapá 3,9%; e que a pesquisa tem caráter experimental e não coletou dados sobre identidade de gênero; mas, o IBGE estuda uma metodologia para incluir o tema na próxima pesquisa.

Goiânia, 27-07-2023

(do meu livro Minhas histórias, em construção)

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 28/07/2023
Código do texto: T7848213
Classificação de conteúdo: seguro