Autoria

Dois anos após revisões, reescritas, leituras críticas, diagramações e tantos outros recursos de preparação do texto, finalmente a história está pronta para apresentar às editoras. A certeza do valor ali contido é tanto que chega a ter ciúme de vê-la nas mãos de estranhos, mas "os filhos são do mundo", de que serviria a história se não fosse publicada? Entretanto, a primeira editora surpreendeu.

- Fala a verdade, você usou uma IA, né?

- Não, absolutamente, criei tudo por mim.

- Ah, falemos francamente, reconheço que está bem escrito e é profundo, mas esse papo de que "eu escrevi" não cola.

Ofendido, o autor recolhe a história e parte para outra editora.

- Diz aí quais foram os comandos que você usou nesse texto?

- Não tem comando, eu escrevi.

- Entendi, você não quer dar o mapa da mina. Tudo bem, mas nós não vamos arriscar publicar sua história para depois alguém descobrir os seus comandos e a gente ser cancelado.

- Prometo que fui eu mesmo.

- Não vou discutir contigo, se quer manter a farsa, nós não seremos coniventes.

E assim foi em todas as editoras. As negativas já eram esperadas, mas as acusações de plágio foram mais frustrantes.

Para se atestar da qualidade da história envia para alguns amigos e todos ficam maravilhados, mas fazem as mesmas perguntas.

- Cara, me diz qual foi a sequência de comandos, também quero fazer algo no mesmo nível.

- Não tem comando, escrevi por mim mesmo.

- Quê? Vai dizer que você não usou IA? Para, ninguém mais escreve sem IA, deixa de ser egoísta.

Também os amigos e outros escritores não acreditam na originalidade autoral. "Será que eu copiei a IA sem perceber? Será que eu não criei o que achei que criei?" As dúvidas crescem em sua mente. Um grande pesar toma seu coração, é difícil quando ninguém acredita em você, mas é impossível quando nem você tem a certeza de si mesmo.

Rasgou e queimou sua história e nunca mais escreverá sem a ajuda da IA.

No simpósio das editoras.

- Recebemos um texto maravilhoso mas o autor insistia que era dele próprio.

- Sim, nós também e certificamos que nenhuma de nós poderia tê-lo escrito, por isso tivemos que cancela-lo. Já pensou se os humanos voltarem a escrever por si mesmos?

M P Cândido
Enviado por M P Cândido em 01/07/2023
Reeditado em 03/07/2023
Código do texto: T7826617
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.